Castas indianas

por: Letícia Wacholz
Data: 16/11/2016 | 15:40

Uma das tradições da Índia que mais chamam atenção e são visíveis é o sistema de castas, que seria a hierarquização da sociedade. Um sistema que leva em conta os preceitos religiosos mas que tem a classe econômica diretamente envolvida. Nestes dias que estive no país, pude identificar algumas delas e conhecer um pouco sobre como esse sistema é adotado, embora tenha sido condenado pela Constituição de 1950.

Quem nasce em uma casta morre nela. É diferente do Brasil, por exemplo, onde temos as classes A, B, C, D e ao longo da vida temos oportunidades de evoluir de uma para outra. A casta, na Índia, identifica a forma do casamento, o local que a pessoa vai morar e até mesmo as profissões. Nos banheiros da Conferência das Partes, por exemplo, mulheres de uma mesma casta ficavam o dia todo no local à disposição para limpeza.

Segundo informações de historiadores, existem mais de três mil classes e subclasses. São tantas, que até mesmo os indianos desconhecem o número.

 

Comentários


PERFIL


Notícia, comentários e opinião, a qualquer hora do dia. Este é o Mateando. Comandado pela editora Letícia Wacholz, o blog conta com a participação de toda a equipe de repórteres da Folha do Mate, que compartilha, por aqui, os bastidores da produção diária do jornal. Um espaço para ler, comentar e te acompanhar nas 'rodas de mate'.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
    ÚLTIMOS POSTS