Sinfonia de charme e beleza pelas ruas de Viena

por: Solange Silberschlag Beglin
Data: 02/11/2018 | 13:27

De volta à Viena! Já tinha passado pela capital austríaca  muito tempo atrás (viajando de mochila Europa afora),  e mais recentemente em conexões aéreas para Minsk, mas sempre com poucas horas para realmente conhecer a cidade. Dessa vez foi uma viagem diferente, romântica e de gratidão, brindando a vida enquanto comemorava com meu marido nosso aniversário de   vinte anos de casamento.

 

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalPasseio de charrete e uma boa pedida na capital austriaca
Passeio de charrete e uma boa pedida na capital austriaca
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalPalacio da Justiça
Palacio da Justiça

 Durante quatro dias vasculhamos cada cantinho de Viena, saboreando o ar tranquilo desta majestosa cidade. Enquanto nos perdíamos caminhando sem rumo pelo emaranhado de ruelas estreitas que formam o centro antigo renovamos nosso amor  descobrindo o esplendor de Viena. Experimentamos pratos deliciosos, como o tradicional Wiener Schnitzel (escalope à moda de Viena,  normalmente acompanhado de salada de batatas) assim como outras iguarias típicas da Austria sempre regadas a bons vinhos e cervejas locais! E claro que eu não deixei de experimentar  a famosa torta de chocolate, Sachertorte (recheada com uma camada de geleia de damasco e simplesmente divina).

 

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalTorta Sachertorte! tem como recusar essa delícia???
Torta Sachertorte! tem como recusar essa delícia???

 

Com pouco menos de dois milhões de habitantes, Viena é uma capital pequena e compacta e fácil de ser visitada.  O centro histórico é praticamente uma zona pedonal gigante, circundada pela  Ringstrasse, avenida circular mais importante da cidade, construída no início de 1900, no mesmo lugar onde se encontrava uma  muralha medieval. Uma ótima opção é passear de bondinho pela grande avenida para apreciar  a magnífica arquitetura da capital e os parques que embelezamos bairros adjacentes.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalBondinho, uma das opções de transporte publico na capital austriaca
Bondinho, uma das opções de transporte publico na capital austriaca
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalmuitas ruelas para se perder e se achar novamente ...
muitas ruelas para se perder e se achar novamente ...

Viena respira cultura e por onde se anda é impossível não perceber o legado deixado por seus antepassados famosos. Afinal de contas, foi aqui que nasceram Wolfgang Mozart, Gustav Klimt, Franz Schubert, Sigmund Freud, Alfred Adler entre tantos outros vultos famosos do mundo da música clássica, artes e psicanálise. Viena exalta uma aliança inexplicável entre duas artes irmãs: poesia e música.

 Em qualquer canto da capital austríaca  temos a impressão de estar caminhando entre guetos artísticos, sonetos poéticos vão ecoando pelas ruas emolduradas por  elegantes  palácios neoclássicos e entre uma praça e outra encontramos sempre algum artista de rua reverenciando os grandes compositores da música clássica. Viena é a cidade dos sonhos!

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalcentro antigo, perfeito para caminhadas sem rumo
centro antigo, perfeito para caminhadas sem rumo
Foto: S S Beglin / arquivo pessoaligreja luterana em Viena
igreja luterana em Viena

 Em março deste ano Viena foi apontada - pela nona vez - como a cidade de melhor qualidade de vida do mundo de acordo com estudo realizado pela consultoria Mercer. Passeando pelos parques maravilhosos e ruas impecáveis não nos surpreende que a capital austríaca é considerada a melhor cidade do mundo para se viver. Trata-se de uma capital segura e limpa,  com ótimo sistema de transporte público, oferecendo assistência médica ampla e custos moderados de habitação à população.

 

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalChimarrão bem gaúcho em terras austriacas!
Chimarrão bem gaúcho em terras austriacas!

 Viena ostenta uma cena cultural vibrante com muitas galerias, salas de teatro, ópera, palácios que retratam o passado imperialista e tantos museus. A capital transformou prédios históricos num quarteirão inteiro dedicado a museus variados que contam a história marcante do país. Conto mais no próximo post!

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalJá tinha visitado Viena outras vezes, mas esta capital com cara de cidade do interior é sempre impressionante
Já tinha visitado Viena outras vezes, mas esta capital com cara de cidade do interior é sempre impressionante
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalEu e ele, minha alma gêmea!
Eu e ele, minha alma gêmea!

 

Comentários


PERFIL

Solange Silberschlag Beglin


Há 22 anos morando na Europa com meu marido inglês e nossos três filhos, adoro viajar, renovar conceitos e assimilar novas culturas. Nesta longa trajetória já morei em Roma durante quatro anos e meio, dois anos na Líbia, quatro anos em Paris, dois anos em Minsk, capital da Bielorússia, e atualmente moro em Londres. Na terra da rainha Elizabeth estão as raízes da nossa família. Entre uma mudança e outra, ao longo dos anos a bagagem cultural foi aumentando e enriquecendo a alma. Vou contar um pouco aqui neste blog justamente sobre as diferenças culturais, estilo de vida e tradições do velho continente. Vou relatar minhas viagens, sempre com várias dicas, assim como fatos interessantes e pitorescos da vida cotidiana na Europa. Viaje comigo e compartilhe aqui também a sua experiência!

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
    ÚLTIMOS POSTS