Exposição de vestidos ícones da princesa Diana

por: Solange Silberschlag Beglin
Data: 14/05/2017 | 16:55

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalPalácio de Kensington, no coração de Londres
Palácio de Kensington, no coração de Londres

Princesa Diana e seus vestidos deslumbrantes! Nesta semana fui conferir de perto a exposição em homenagem à princesa Diana, no Palácio de Kensington, no coração de Londres. Intitulada 'Diana: Sua história de vida através da moda'  (Diana: Her Fashion Story) a mostra reacende o fascínio da princesa de Gales com vários vestidos ícones recontando diferentes fases de sua (breve) vida.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalTraje deslumbrante, bordado em pérolas e inspirado na era tudoriana, mas que a imprensa britânica apelidou de vestido Elvis Presley devido à gola alta
Traje deslumbrante, bordado em pérolas e inspirado na era tudoriana, mas que a imprensa britânica apelidou de vestido Elvis Presley devido à gola alta

Desde a famosa blusa em tom rosa chá, vestida para as fotos de noivado com príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, até os vestidos de noite deslumbrantes, o impacto de cada peça é supreendente.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalBlusa usada para os retratos de noivado virou ícone nos anos 80
Blusa usada para os retratos de noivado virou ícone nos anos 80

A exposição conta com trajes assinados pelos estilistas  preferidos da princesa como David Emanuel, Versace, David Sasson, Victor Edelstein, Catherine Walker entre outros. No total são 25 peças usadas  em suas aparições públicas, eventos filantrópicos, de trabalho e  gala cobrindo o período de casamento e após o divórcio em 1992.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalMais um famoso fotografado para revista Vogue e assinado por Versace
Mais um famoso fotografado para revista Vogue e assinado por Versace
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalJardim em tom branco para homenagear a princesa
Jardim em tom branco para homenagear a princesa

Da jovem e  tímida princesa  até a mulher madura e independente, com o tempo  Lady Di foi ganhando confiança e a exposição capta justamente esta  evolução no estilo da princesa. Durante as décadas de  80 e 90 Lady Di sacudiu o mundo da moda tornando-se  a mulher mais fotografada em todo mundo. Ela rapidamente cativou o coração de milhões, espalhados em cada canto do planeta. A 'princesa do povo' usava seu guarda-roupa para se comunicar com o resto do mundo.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalPeças do
Peças do "guarda-roupa de trabalho" dos anos 90, e assinadas pela estilista Catherine Walker fazem parte da exposição

Repetia vestidos florais (e alegres!) para visitas a hospitais e centros infantis, dispensava  luvas,  um protocolo da realeza que ela abandonara  logo cedo, porque  para ela o contato  pessoal era mais importante. Nunca usou chapéu ao visitar crianças, porque como ela própria dizia, 'Você não consegue abraçar uma criança vestindo um chapéu'.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalRomanticismo dos anos 80
Romanticismo dos anos 80

Seu carisma e amor ao próximo fizeram dela muito mais que uma princesa com passado aristocrático. Ela se transformou  num ícone,  grande  idealizadora de projetos filantrópicos,  em prol das classes menos favorecidas, crianças,  doentes,  portadores de aids, mineiros terrestres,  atravessando fronteiras onde nunca antes a monarquia britânica tinha tocado.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalVestido todo rendado, azul marinho, ficou famoso quando Lady Di dancou com John Travolta num evento oficial na Casa Branca
Vestido de veludo, todo detalhdo em azul marinho, ficou famoso quando Lady Di dançou com John Travolta num jantar de gala na Casa Branca em 1985
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalMuito brilho e ombreiras marcam a moda dos anos 80
Muito brilho e ombreiras marcam a moda dos anos 80

E durante sua trajetória usou  a moda para repassar sua mensagem.  Neste ano, em agosto,  marca o aniversário de  20 anos de sua partida trágica e repentina, aos 36 anos,  num acidente de trânsito em Paris, em 1997.  Durante este ano o Palácio de Kensington, onde Lady Di morou durante 15 anos, estará organizando eventos diversos para relembrar a data com a exposição de vestidos como peça central.

Os jardins do palácio também prestam homenagem à princesa, com canteiros de flores predominantemente na cor branco, criando um cenário sereno, de paz e  gratidão  à princesa  que inspirou milhões e cuja história continua a brilhar... A exposição fica aberta até fevereiro de 2018.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalUm dos vestidos usados em suas primeiras aparições públicas
Um dos vestidos usados em suas primeiras aparições públicas

 

INGRESSOS -  £17,00 libras adulto, £13,50 estudantes e pessoas acima de 60 anos. Crianças entrada gratuita. Recomendo fazer agendamento online, principalmente para os meses de verão aqui (julho e agosto) - link http://www.hrp.org.uk/kensington-palace/visit-us/informa%C3%A7%C3%B5es-sobre-kensington-palace/#gs.KA1mYtI . Jardins e parque têm entrada livre.

Foto: S S Beglin / arquivo pessoalDiana sacudiu o mundo da moda
Diana sacudiu o mundo da moda

Entrada dá acesso ao Palácio Kensington que é magnífico. Já contei aqui sobre o palácio, confira o link http://www.folhadomate.com/blog/da-europa70/0000/9344600

Foto: S S Beglin / arquivo pessoal300 anos de história no Palácio de Kensington
300 anos de história no Palácio de Kensington
Foto: S S Beglin / arquivo pessoalEuzinha, contagiada pela energia deste lugar maravilhoso
Euzinha, contagiada pela energia deste lugar maravilhoso

 HORARIO DE ABERTURA - Março a outubro aberto das 10h às 18h. Novembro a fevereiro das 10h às 16h.

COMO CHEGAR - Metrô linha vermelha, Central Line, estação Queensway

 

 

Comentários


PERFIL

Solange Silberschlag Beglin


Há 22 anos morando na Europa com meu marido inglês e nossos três filhos, adoro viajar, renovar conceitos e assimilar novas culturas. Nesta longa trajetória já morei em Roma durante quatro anos e meio, dois anos na Líbia, quatro anos em Paris, dois anos em Minsk, capital da Bielorússia, e atualmente moro em Londres. Na terra da rainha Elizabeth estão as raízes da nossa família. Entre uma mudança e outra, ao longo dos anos a bagagem cultural foi aumentando e enriquecendo a alma. Vou contar um pouco aqui neste blog justamente sobre as diferenças culturais, estilo de vida e tradições do velho continente. Vou relatar minhas viagens, sempre com várias dicas, assim como fatos interessantes e pitorescos da vida cotidiana na Europa. Viaje comigo e compartilhe aqui também a sua experiência!

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
    ÚLTIMOS POSTS