Tchê! Espia quem estará no Sarau da Poesia

por: Beatriz Colombelli
Data: 17/04/2019 | 14:00

Confira matéria do homenageado, neste link

Confira neste link, mais informações

Os nomes dos homenageados já foram divulgados pela comissão organizadora do 1º Sarau da Poesia Gaúcha, que ocorre no dia 5 de maio, junto à Festa Nacional do Chimarrão, em Venâncio Aires. Comissão avaliadora a postos, e os primeiros concorrentes, na categoria força livre, também já garantiram as suas vagas. Segundo os organizadores 80 candidatos deverão participar do festival.

A 16 dias do festival, ainda dá tempo de garantir as vagas nas categorias Infantil (pré-mirim), mirim  e Juvenil. O evento tem na organização o Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta, e foi idealizado pelo integrante da entidade, Eagro Müller. A primeira edição presta homenagem ao "multipremiado" declamador venâncio-airense Romeu Weber e à declamadora e apresentadora Liliana Cardoso será concedida a distinção de 'honorável madrinha'.

Segundo, Eagro Muller, se tem uma pessoa que merece, respeito e gratidão, por ter amadrinhado a organização do Sarau, é Liliana Cardoso. "Desde sempre, trabalhou muito nos bastidores, desde a sua concepção, até a sua realização. Ela merece com certeza o título de Honorável Madrinha do festival."

Eagro, que também, já passou pelos palcos de declamação e é um apaixonado pela poesia, conta que a ideia para as proximas edições é criar um festival, que ande com as proprias pernas e também com poesias inéditas. 

Com relação à madrinha Liliana, ele destaca que "¨nos palcos dos festivais, como apresentadora, concorrente ou avaliadora, tem entre as principais características a imponência de sua voz e uma postura inigualável. Assim, tivemos a felicidade e prazer de contar com seu conhecimento e apoio durante a caminhada".

Fotos: Arquivo pessoa / arquivo pessoalLiliana Cardoso recebe a distinção de
Liliana Cardoso recebe a distinção de 'Honorável Madrinha do Festival'

HONORÁVEL MADRINHA

LILIANA CARDOSO: Formada em rádio pela Feplam, atriz formada pelo Teatro Escola de Porto Alegre (Tepa). Foi mestre de cerimônias da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e condecorada com a Medalha Mérito Farroupilha e o Premio Vitor Mateus Teixeira como ativista cultural e declamadora do ano.

Atualmente é apresentadora do Programa de Campo e Alma, da Record News, exibido todos os domingos
Já apresentou:
- Programa Mateadas na TV Assembleia Canal 16 da Net;
- Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo;
- Sesmaria da Poesia Gaúcha, de Osório;
- Tafona da Canção Nativa, de Osório;
- Minuano da Canção, de Santa Maria;
- Rio Grande Canta os Açores;
- Semana Farroupilha, de Porto Alegre;
- Enart - Encontro de Arte e Tradição, de Santa Cruz do Sul;
- Acampamento de Arte Nativa, de Tapes;
- Bivaque da Poesia Gaúcha, de Campo Bom;
- Celeiro da Poesia, de Santa Catarina;
- RS Mulher em Canto;
- Gauderiada da Canção Gaúcha, de Rosário do Sul;
- Grito de Jaguari;
- Convenção Nativista, de Júlio de Castilhos;
- Canto Missioneiro, de Santo Ângelo;
- Reponte da Canção, de São Lourenço do Sul;
- Carijo da Canção Gaúcha, de Palmeira das Missões;
- Canto de Luz, de Ijuí; - Coxilha Nativista, de Cruz Alta;
Sinuelo da Canção Nativa, de São Sepé;
- Ponche Verde, de Dom Pedrito.

 Destaque para algumas conquistas:

Bi-campeã do Rodeio internacional de Vacaria;
Penta campeã do Enart (Encontro de Arte e Tradição - o maior da América Latina em cultura gaúcha);
Penta campeã da Semana internacional de Bagé;
Tetra-campeã do Concurso de Declamação Campeão Internacional, de Osório;
Mais de 200 premiações em rodeios nacionais. P

 Festivais de Poesia: 

Melhor intérprete Sesmaria da Poesia Gaúcha;
Bivaque da Poesia Gaúcha;
Seival da Poesia Gaúcha;
Pealo do Alegrete;
Pedra Moura, de Pelotas;
Garimpo da poesia, de Soledade.
Tertúlia da Poesia, de Santa Maria
Esteio da Poesia, de Esteio.

 Projeto "A Arte de Declamar"

Em 1995, juntamente com o seu pai José Luiz Rodrigues dos Santos, criou o projeto: "A arte de declamar". O projeto tem por objetivo desenvolver oficinas de poesias e interpretação em diversas escolas, entidades carentes de comunidades do Rio Grande do Sul, tendo sido desenvolvido dentro do Projeto do Governo Escola Aberta. Este projeto foi levado como modelo para diversos Estados dentre eles: SC, PR; SP; RJ; MT; DF; GO; RR. Em 2010 foi lançado, pela Fundação Gaúcha MTG, Festivais de Poesia um livro sobre o projeto.


 

CATEGORIAS

As vagas para a referida categoria adulta - força livre já foram preenchidas, com os 25 concorrentes. As inscrições para as categorias Infantil e Juvenil continuam abertas. Mas corre, pois as vagas são limitadas e deverão ser realizadas pelo e-mail saraudapoesiagaucha@gmail.

Informações pelo whatsapp: (51) 98583-0570 com Eagro. https://www.facebook.com/Sarau-da-Poesia


 

 COMISSÃO AVALIADORA

Andrea Eloi será uma das integrantes da comissão avaliadora
Andréa Eloi - natural de Lajeado, declamadora por excelência. Dona de um estilo só seu. Cepa das antigas pautada no talento e na emoção. Premiada como declamadora no ENART, Campeã do Rodeio Internacional de Vacaria, em Passo Fundo, no Imbé e em Osório e outros também. Nos festivais de poesia, marcou sua trajetória na Sesmaria da Poesia, no Bivaque, na Tropeada do Verso da Forqueta, no Esteio da Poesia, no Sinos da Poesia e no Seival. Orientadora da arte de declamar, Andréa traz na sua essência a alma do verso a eloquência no que é confiado a sua pessoa através de sua interpretação. Mãe de 3 gurias: Thalyta, Thais e Ana Luiza, Andréa traz na resistência de sua estrada a firmeza que para manter a raiz há de ter personalidade e honradez. Por onde passa semeia amigos, admiradores e pessoas que respeitam sua trajetória pelo simples fato de ter galgado seu sucesso no talento e na persistência. Sua inspiração vem de tantos declamadores como: Romeu Weber, Patrocinio Vaz Avila, Chico Azambuja dentre tantos outros...Luta como uma guerreira quando o verso pede passagem para aliviar as penas do coração de quem somente pensa com a alma e coração através desta simbiose chamada: ARTE
 xx

Waldemar Camargo - natural de Santa Rosa à cidade do Musicanto, Waldemar Camargo traz em sua essência o verso xucro e intimista. Premiadíssimo em Rodeios e festivais de Poesia no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Podemos destacar o FEGART como Bi Campeão e o Rodeio Internacional de Vacaria. Tem sua marca gravada na idealização do Bivaque da Poesia Gaúcha e no Acampamento da Canção Nativa da cidade de Campo Bom.
Camargo nos traz na sua interpretação à sua forma de ver o mundo através da sonoridade de suas nuances das palavras. Sua voz parece, o cantarolar das águas da sanga de forma serena e carinhosa, mas por vezes, às águas de um mar revolto. Homem de retidão e lisura, crítico por excelência da forma mais gentil, o declamador é baluarte do verso e da voz e fez a quem merecer com muita humildade escutar à sua forma de ver o mundo através da poesia.

 Que honra tê-lo no SARAU DA POESIA GAÚCHA, trazendo sua experiência e trajetória, suas vivências de viramundo que por onde cruzou trouxe o verso xucro, o romantismo sem nunca perder a raiz alicerçada nos ensinamentos dos palcos onde foi laureado dando voz aos versos de grandes poetas.


 APRESENTADOR

xx

 Odilon Ramos - nascido no Caraá, lá em Santo Antonio da Patrulha, dedicou sua vida ao tradicionalismo. Nas suas atividades como jornalista, apresentador, repórter, secretário de Cultura em Santo Antonio, sempre teve nas coisas da nossa terra seu principal tema. Como Produtor cultural foi responsável pelo 'Cantador de Terno de Reis' e 'Cantigas de Oilarai'

Radialista
Em 1967, iniciou a carreira na antiga Rádio Sulina (hoje Itapuí) de Santo Antônio
Em 1969 , atuou na Rádio Real de Canoas
Atuou também na Rádio Osório de Osório, em dois períodos (l969-70 e l980-82)
De l987 a 2000, trabalhou na Rádio Liberdade FM - Programação voltada para a cultura nativista gaúcha
Atuou na Rádio Rural AM 1120, do Grupo RBS
A partir de 2002, dedicou-se à Radiodifusão Comunitária, colaborando na Rádio Itapuã FM (programa Campo Afora) e na Rádio Santa Isabel FM (programa Feito em Casa).
Na Rádio Itapuí de Santo Antônio, criou os programas Estúdio Aberto e Tá na Mesa, entre outros.
Na Rádio Transamérica de Glorinha - programa dominical de cultura nativa 'Charla de Galpão'.
Programa Campo Afora - Levado ao Ar por uma rede de Emissoras;
Programa Do Campo à Metrópole (atualmente) - Rádio Metrópole AM e Web Campo Afora, com transmissão via live na Rede Social.

Televisão
Em 1997, realizou na TV Pampa, o programa Galpão de Estância;
Em 2004 apresentou o programa 'Mateadas' na TV Assembléia Gaúcha.
Apresentador do programa 'Vida no Sul', pela TV Aparecida, TV Urbana-Porto Alegre, TV Unisinos(São Leopoldo) e TV Comunitária(Brasília).

Apresentador de Eventos
Atuação nos principais festivais nativistas tais
como: Moenda da Canção, Eco dos Festivais, Reponte, Reculuta, Pastoreio, Tafona, Sesmaria, Guianuba, Ponche Verde, Arte e Brilho nos Santos Reis, Odisséia das Águas, o Rio Grande Canta o Cooperativismo, Carijo da Canção Gaúcha, Programação cultural artística da Expointer.

Poeta - Obras Publicadas:
'Poesia Presente'- 1989 e 1993;
 'Tu, Minha Poesia'- 1990
 'Para Ti, Com Carinho'- livro e CD - 2001.
 Literatura de Cordel - Nossa Senhora das Lágrimas - Uma História de Amor e Fé - 2007
Das Estações e Da Vida - 2014.

Cantor e Compositor
Discos Gravados:
Ternura Nativa, em parceria com Carlos Cirne e Sônia Mara
Odilon Ramos e Grupo Pampa e Guitarra
Odilon Ramos e Grupo De Chão Batido
Odilon Ramos - Enfim Solo
Odilon Ramos - Falando em Poesia
Odilon Ramos - Meu Rancho Coração
Odilon Ramos - Poesia Presente
Odilon Ramos - Sonho de Verão
Para ti, com Carinho - livro e CD
Odilon Ramos - A Voz da Poesia
Bem Faceiro - Músicas Fandangueiras
Buenas, Compadre! - Música e Poesia
Sob a Luz da Poesia - Poesias
Recital - poesias escolhidas

Troféus e Homenagens
Tradicionalista do ano de 1995 - Conferido pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul
Cidadão Honorífico de Porto Alegre em 1996 - Concedido pela Câmara Municipal da Capital
Destaque de 1997, na 'Semana do Folclore' em Quintão - CTG Porteira do Sol
Companheiro Benemérito da Casa da Amizade do Rotary Clube de Santo Antônio - ano 1999
Menção Honrosa como Artista Voluntário da APAE - Santo Antônio - 2001
Diploma de Honra ao Mérito da Primeira Região Tradicionalista - 2002.
Homenageado no Projeto 'Autor Presente', da Secretaria de Educação de Santo Antônio, nos anos de 2002, 2003, 2005 e 2006.
Troféu Comunicador Tradicionalista Darcy Fagundes, conferido pelo MTG no Congresso Tradicionalista de 2004 em Santa Maria.
Prêmio Victor Mateus Teixeira - da Assembléia Legislativa, como declamador em 2009.
Homenageado no projeto Autor Presente pelas Escolas Municipais Felizberto Luiz de Oliveira (abril 2010) e Érico Veríssimo(Novembro 2010).
Prêmio Top Of Mind comunicador de rádio - 2011;
Troféu Destaque Imprensa 2011;
Troféu 'Gaúchos que Fazem a Diferença' - Viamão/2014.
Patrono da Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha/2014.

 (Textos dos currículos: Liliana Cardoso)


CATEGORIAS

As vagas para a referida categoria adulta - força livre já foram preenchidas, com os 25 concorrentes. As inscrições para as categorias Infantil e Juvenil continuam abertas. Mas corre, pois as vagas são limitadas e deverão ser realizadas pelo e-mail saraudapoesiagaucha@gmail.

Informações pelo whatsapp: (51) 98583-0570 com Eagro. https://www.facebook.com/Sarau-da-Poesia

 

 

 

 

Comentários


PERFIL

Beatriz Colombelli


De telefonista/recepcionista, supervisora de escola infantil, mãe de Prenda, Patroa de entidade tradicionalista, palestrante e avaliadora de concursos de prendas e peões, à Colunista no 'Cultura Gaúcha', lá se vão mais de 20 anos. Desde agosto de 2011, integra a equipe do Jornal Folha do Mate, como revisora e futura jornalista, pois nos bancos acadêmicos busca o sonho de infância.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
ÚLTIMOS POSTS