Folha no Ar Terra

Relatórios e inscrições abrem os caminhos à Ciranda Cultural de Prendas - fase estadual

por: Beatriz Colombelli
Data: 16/04/2019 | 09:30

O número de concorrentes ainda não se sabe. No entanto, os relatórios e as fichas de inscrições à 49ª Ciranda Estadual de Prendas, estes sim, já foram encaminhados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e, por consequência, logo logo chegam às mãos da comissão avaliadora para a primeira nota.

Foto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoalMarina Mayer, Cristini Zilio e Ana Júlia dos Santos representam a 24ª RT
Marina Mayer, Cristini Zilio e Ana Júlia dos Santos representam a 24ª RT

A partir da segunda-feira, 15, as representantes da 24ª Região Tradicionalista 'abriram a primeira porta'. Após um ano de projetos, participações em eventos e atividades culturais realizadas, as venâncio-airenses, Marina Mayer (1ª Prenda); Ana Júlia dos Santos (1ª Mirim); e a encantadense Crisini Zílio (1ª Juvenil), passam a ser, oficialmente, as representantes da 24ª RT, no concurso, entre os dias 16 e 18 de maio. Evento que vai ocorrer, na cidade de Lajeado, sede da 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Jéssica Thaís Herrera.

Com a entrega da documentação composta de relatório, pesquisa da Mostra Folclórica, ficha de inscrição e ata do concurso regional 2018, efetiva-se a inscrição das representantes da Região, avalisados e encaminhados pela coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen da Rosa Mayer.

 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Um compilado de informações seguem com suas respectivas comprovações, dentro das normas pré-estabelecidas. Na primeira parte do relatório devem constar as participações em eventos estaduais, listados em ordem cronológica, contendo o nome do evento, cidade, mês e ano, respeitando o número de eventos por categoria [de acordo com as diretrizes], acompanhados dos anexos comprovando a participação. Na sequência, os eventos de âmbito regional e/ou de entidades, com suas especificações e, também, comprovações.


Os projetos realizados, conforme solicitado e suas comprovações por meio de atestado do estabelecimento comprovam o 'MTG e a comunidade escolar'.  O projeto 'CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha', de acordo com a temática proposta nas diretrizes do concurso, é item que precisa ser muito bem observado, de acordo com as orientações, para que a candidada alcance a pontuação máxima - nota 10 - almejada por todas.

Enquanto isso, as candidadas estão 'debruçadas' em livros, já indicados, para a realização da prova escrita. Ao mesmo tempo, a preparação artística, os últimos detalhes da Mostra Folclórica e a oralidade, se intensificam, na reta final.

SONHO

Todo o esforço e a dedicação das concorrentes, que vão representar as 30 Regiões Tradicionalistas, tem por objetivo deixar seus nomes registrados na Ciranda Cultural de Prendas, contribuir com o crescimento dos Departamentos Culturais de suas entidades e regiões e, claro, o sonho de conquistar uma das três faixas nas respectivas categorias. 

Desde já, boa sorte, a todas! Vamos acompanhando esta trajetória, por meio do blog e no impresso da Folha do Mate, às sextas-feiras. 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários


PERFIL

Beatriz Colombelli


De telefonista/recepcionista, supervisora de escola infantil, mãe de Prenda, Patroa de entidade tradicionalista, palestrante e avaliadora de concursos de prendas e peões, à Colunista no 'Cultura Gaúcha', lá se vão mais de 20 anos. Desde agosto de 2011, integra a equipe do Jornal Folha do Mate, como revisora e futura jornalista, pois nos bancos acadêmicos busca o sonho de infância.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
ÚLTIMOS POSTS