Ciranda: 73 sonhos em busca de nove títulos

por: Beatriz Colombelli
Data: 15/05/2019 | 19:07

A partir desta quinta-feira, 16, até o sábado, 18, a 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), representada oficialmente pela cidade de Lajeado, nestas datas, recebe o Rio Grande do Sul. Pela primeira vez será realizada na Região, a Ciranda Cultural de Prendas - fase estadual - feito conquistado em 2018, pela Lajeadense, Jéssica Thaís Herrera, com o título de 1ª Prenda do Rio Grande do Sul.

 

É CHEGADA A HORA!

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do Matexx
Marina Mayer e Ana Júlia dos Santos (24ª RT), representam a Capital Nacional do Chimarrão e o CTG Erva-Mate, na 49ª Ciranda Cultural de Prendas

No Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Tropilha Farrapa, casa de Jéssica, 73 representantes da juventude tradicionalista, das 30 RTs, nas categorias Mirim, Juvenil e Adulta, serão recepcionadas, nesta tarde. É lá também, que à noite ela e sua gestão 2018/19, agradecem, relembram, se emocionam e recebem as participantes, que são têm como padrinhos a 1ª Prenda do RS - gestão 2016/17, Roberta Barbosa Rodrigues Jacinto e o casal, Flávio Antônio Rodrigues e Andreia Soares, ele conselheiro do MTG na Região.

Entre as prendas que serão recepcionadas, na tarde, dua representantes de Venâncio Aires: Marina Mayer e Ana Julia dos Santos (1ª Prenda Adulta e 1ª Mirim, respectivamente da 24ª RT e CTG Erva-Mate). Também da Região, a 1ª Juvenil, Cristini Zilio de Encantado, completa o trio.

xx
Ana Júlia dos Santos                               Cristini Zilio                                               Marina Mayer

Um dos maiores eventos culturais realizados pela Fundação Cultural Gaúcha (FCG) e Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), marca passagem no Vale do Taquari, na 24ª RT, coordenada pela venâncio-airense Luce Carmen da Rosa Mayer, e terá apoio da Administração Muncipal de Lajeado. CTG Tropilha Farrapa, Univates e Clube Tiro e Caça, são os três locais que acolhem as candidadas durante os três dias. Dentre elas as nove, três em cada categoria, que vão representar a força da mulher gaúcha, a voz dos jovens e a meiguice das crianças - escrevendo as suas histórias em prol do tradicionalismo gaúcho. 

PATRONO

Para patrono espiritual, desta edição, foi escolhido o nome do tradicionalista Hélio Moreira de Souza. "Rendemos nossas homenagens a esse eterno tradicionalista. O senhor Élio Moreira de Souza foi amigo, avô e pai de Prendas, sempre valorizando a juventude tradicionalista sendo amigo, solícito e companheiro. Estará guiando e iluminando nossa Ciranda de Cultura!", divulgou a gestão, na página do evento. Élio Moreira de Souza foi vereador em Lagoa Vermelha e também assumiu cargos como secretário municipal, integrante da patronagem do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Alexandre Pato, líder político do Partido Progressista, coordenador da 8ª RT,  e Conselheiro do MTG. Ele faleceu, aos 68 anos, no dia 5 de maio deste ano, após lutar contra um câncer. 

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira,16

Local: CTG Tropilha Farrapa

14h - Recepção às delegações das Regiões Tradicionalistas
15h - Atividade de integração com Prendas participantes, familiares e acompanhantes
19h - Benção Religiosa
20h - Jantar e despedida das Prendas do Estado Gestão 2018/19

Sexta-feira, 17

Local: Univates

8h - Prova escrita (Salas de aula, 5º andar, números 511, 512 e 513, Prédio 16)
9h às 12h - Montagem da Mostra Folclórica (Complexo Esportivo)
13h30min - Avaliação da Mostra Folclórica (Complexo Esportivo)
20h30min - Sessão Solene de Instalação da 49ª Ciranda Cultural de Prendas (Teatro)

Sábado, 18

Local: Univates

8h30min - Prova Oral e Artística (Univates)

Local: Salão social do Clube Tiro e Caça

22h30min - Fandango de resultado da 49ª Ciranda Cultural de Prendas - animação Conjunto Alma Crioula

Informações

Fundação Cultural Gaúcha - Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) - e-mails nairocallegaro@gmail.com e lucemayer@yahoo.com.br, ou telefone (51) 3982-1140.


 GESTÃO REGIONAL

A campanha 'Fios de Esperança', que consiste na arrecadação de livros de literatura infantojuvenil e lenços, que serão repassados à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Lajeado, instituída pela gestão estadual, foi abraçada também pelo grupo de prendas regionais.

Elas receberam doações do CTG Erva Mate, CTG Chaleira Preta, PQT Aporreados do Sovéu, CTG Querência do Arroio do Meio, CTG Giuseppe Garibaldi e GAN Anita Garibaldi.

Totalizamos a arrecadação de 122 lenços e 503 livros.


'Avançando de mãos dadas, o amor pela tradição nos ajuda a compreender a importância da solidariedade!'
Gratidão à mobilização da 24RT

 Um pouco destas trajetórias

Confira no link

 

 

 

 

Comentários


PERFIL

Beatriz Colombelli


De telefonista/recepcionista, supervisora de escola infantil, mãe de Prenda, Patroa de entidade tradicionalista, palestrante e avaliadora de concursos de prendas e peões, à Colunista no 'Cultura Gaúcha', lá se vão mais de 20 anos. Desde agosto de 2011, integra a equipe do Jornal Folha do Mate, como revisora e futura jornalista, pois nos bancos acadêmicos busca o sonho de infância.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
ÚLTIMOS POSTS