Luce Carmen assume a 24ª Região

por: Beatriz Colombelli
Data: 11/01/2018 | 20:29

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateLuce Carmen da Rosa Mayer será a primeira mulher a assumir a coordenadoria da 24ª RT. Ela sucede a Dalmo Mayer
Luce Carmen da Rosa Mayer será a primeira mulher a assumir a coordenadoria da 24ª RT. Ela sucede a Dalmo Mayer

A participação da mulher à frente de cargos no Movimento Tradicionalista vem se destacando nos últimos anos. Na 66ª edição do Congresso Tradicionalista Gaúcho, que tem início hoje e se encerra no domingo, em São Jerônimo, fica mais uma vez evidente que as ações das mulheres gaúchas estão sendo reconhecidas e valorizadas, em um meio, que inicialmente foi liderado por homens.
Diante de um cenário que abrange cerca de 1.700 entidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul, o número ainda pode ser tímido, porém com suas múltiplas ocupações, a mulher gaúcha sempre buscou um mundo melhor para seus filhos e netos. E, no Movimento Gaúcho, ela também conquistou o seu lugar de destaque, em diversos departamentos, ao longo destes 70 anos de história. Especialmente nas coordenadorias regionais.

Pioneira
Na 24ª Região Tradicionalista, entretanto, assumirá pela primeira vez uma mulher. Luce Carmen da Rosa Mayer 46 anos. Pedagoga formada pela Unisc e Pós-Graduada em Orientação Educacional, a tradicionalista atua na Região há cerca de dez anos, quando começou como avaliadora de concursos do MTG. Já foi vice-coordenadora regional e há seis anos participa do departamento artístico-cultural, sendo que há três esteve à frente do departamento.
A leo-boqueirense filha da dona Neusa e do seu Odilo, desde os quatro anos mora em Venâncio Aires. A mãe do Felipe, formado em Juiz Campeiro, e da 1ª Prenda do CTG Erva-Mate, Marina  Mayer, é avó do Bernardo, de seis meses, filho do Felipe e da Dayana Vedoy. A tradicionalista sucede ao esposo, Dalmo Mayer, que esteve no cargo por três anos. Com a posse da coordenadora, marca-se a trajetória feminina na Região que teve o primeiro coordenador, Jorge Moreira, em 1969, antes da RT ser oficializada junto ao MTG, fato que ocorreu há 14 anos.
Luce Carmen terá como vice-coordenador Marco Bruch.


 

Atuação na comunidade

? Catequista na comunidade São Sebastião Mártir e Santa Rita de Cássia
? Sócia-fundadora da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires
? Presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA)
? Vice-presidente da ATVA
? Secretária da ATVA
? Membro da comissão social da Fenachim/2014
? Secretária Executiva da Fenachim em 2012, 2014 e 2016
? Vice-coordenadora regional da 24ª Região Tradicionalista - gestão/2011
? Diretora de Cultura Interna do Movimento Tradicionalista Gaúcho - gestão/2012
? Membro do grupo de Indumentária do MTG/ 2011 e 2012
? Coordenadora artística-cultural da 24ª Região Tradicionalista - gestões 2015/ 2016/2017
? Patroa do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Piazito da Tradição
? Diretora da Emef Santa Catarina - Linha Marechal Floriano
? Diretora da Emef Cidade Nova - Bairro Cidade Nova
? Presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas da Cultura 
? Coordenadora de Cultura do município de 2009 a 2015
? Vice-presidente da Inter-regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart), realizado no mês de agosto/2010, em Venâncio Aires
? Presidente da Comissão do Acendimento da Chama Crioula, realizado em Venâncio Aires/2012
? Presidente da Comissão da Inter-regional do Enart - Venâncio Aires, 2016 e 2016
- Exerce, atualmente, a função de Orientadora Educacional na Emef Otto Brands e professora das Séries Iniciais.


 

Nove mulheres assumem as coordenadorias no RS
4ª RT - Ilva Maria Borba Goulart; 7ª RT - Gilda Galeazzi; 8ª RT - Lauri Terezinha Brandão de Almeida; 18ª RT - Paula Oliva Brundt; 19ª RT - Cleusa Cecilia Visioli Sotoriva; 20ª RT - Luciana Rolim; 21ª RT - Silvania Zart Valle Affons; 24ª RT - Luce Carmen Meyer; 26ª RT - Hilda Maria Heinen


 

 

Comentários


PERFIL

Beatriz Colombelli


De telefonista/recepcionista, supervisora de escola infantil, mãe de Prenda, Patroa de entidade tradicionalista, palestrante e avaliadora de concursos de prendas e peões, à Colunista no 'Cultura Gaúcha', lá se vão mais de 20 anos. Desde agosto de 2011, integra a equipe do Jornal Folha do Mate, como revisora e futura jornalista, pois nos bancos acadêmicos busca o sonho de infância.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
ÚLTIMOS POSTS