Festival de danças tradicionais espontâneas

por: Beatriz Colombelli
Data: 10/10/2018 | 19:16

Foto: arte/Rodrigo Kist / Folha do Matexx

O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza, nos dias 13 e 14 de outubro, mais uma edição do Festival Gaúcho de Danças (Fegadan). O evento ocorrerá na sede do Centro Olímpico Municipal, em Canoas, na 12ª Região Tradicionalista, realizado pela vice-presidência artística do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), atualmente comandada por Rodrigo Moura.

FEGADAN

Criado em 2015, o festival tem "como principal objetivo a divulgação das danças tradicionais gaúchas que primam pela espontaneidade no bailar, baseando-se nas obras publicadas por João Carlos Paixão Côrtes e Luiz Carlos Barbosa Lessa". Segundo,Rodrigo de Moura, o festival foi sucesso desde a primeira edição, valorizando esse estilo que é mais popular na serra gaúcha, mas que a cada ano mobiliza mais grupos em todo o Rio Grande do Sul.

CATEGORIAS
Os concursos são divididos em cinco categorias: 
Mirim: participantes até 13 anos
Juvenil: 17 ANOS
Adulta: mínimo 15 anos
Veterana: no mínimo 30 anos
Xiru: mínimo 40.

Segundo o regulamento, os concorrentes de categorias inferiores podem subir de categoria e competir com as categorias superiores, com exceção das categorias veterana e xiru, que deverão obedecer à idade mínima.

MODALIDADES
As modalidades do Fegadan são Danças tradicionais (mirim, juvenil, adulta, veterana e xiru) e Danças Birivas do Tropeirismo Gaúcho. Paralelamente aos concursos de cada categoria serão desenvolvidos os concursos de indumentária mais autêntica, musical mais autêntico e mais fiel aos temas apresentados e Melhor acampamento.

Os primeiros colocados de cada uma das categorias de danças tradicionais estarão automaticamente classificados para a final do festival do ano seguinte.

PREMIAÇÕES
Danças Tradicionais: troféu de 1º a 5º lugares para todas as categorias de dança
Indumentárias mais autênticas: até o 3º lugar em cada modalidade e categoria

Musicais: serão agraciadas, com troféus, de acordo com sua classificação, até o 3º lugar, os musicais mais autênticos do evento, independente de categoria.

Melhor acampamento: as entidades acampadas estarão concorrendo ao troféu

TROFÉU FEGADAN
Será agraciado com troféu 'Fegadan', de acordo com sua classificação, a entidade com maior pontuação entre todos os concursos realizados. O troféu é rotativo, sendo que para uma entidade ficar com ele em definitivo deverá vencer três vezes consecutivas ou cinco vezes intercaladamente. A pontuação para levar o troféu está assim distribuída: 1º lugar, 10 pontos; 2º lugar, 8 pontos; 3º lugar, 5 pontos; 4º lugar, 3 pontos; 5º lugar, 2 pontos.

DANÇAS DO TROPEIRISMO GAÚCHO 'BIRIVAS'
Os participantes classificados em primeiro lugar serão reconhecidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), estando classificados para representar o Rio Grande do Sul no Rodeio de Campeões e Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart).

 (Fonte: Sandra Veroneze - assessora de imprensa/MTG)

 

Comentários


PERFIL

Beatriz Colombelli


De telefonista/recepcionista, supervisora de escola infantil, mãe de Prenda, Patroa de entidade tradicionalista, palestrante e avaliadora de concursos de prendas e peões, à Colunista no 'Cultura Gaúcha', lá se vão mais de 20 anos. Desde agosto de 2011, integra a equipe do Jornal Folha do Mate, como revisora e futura jornalista, pois nos bancos acadêmicos busca o sonho de infância.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
ÚLTIMOS POSTS