Palestra e homenagens no Encontro de Patrões

por: Beatriz Colombelli
Data: 20/04/2017 | 10:23

Foto: Luce Carmen/Divulgação / Folha do MateGabriel palestrou para jovens tradicionalistas da 24ª RT
Gabriel Ferreira - 3º Guri Farroupilha do RS, palestrou para jovens tradicionalistas da 24ª RT

A terça-feira, 11, foi uma noite especial para os participantes do Encontro Regional de Patrões da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT). Não foi apenas mais um encontro, não foi apenas mais uma reunião para tratar dos assuntos pertinentes à vida das entidades, tampouco uma noite de largas discussões, mas acima de tudo foi uma noite que entra para a história da Região, segundo a coordenadoria  que prestou homenagens como forma de reconhecer o trabalho e o desempenho de participantes regionais em âmbito estadual.

Por meio de video, a coordenadoria reuniu depoimentos e fotos daqueles que participaram e também se destacaram na Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), realizada no mês de março, em Rolante. Eles reconhecimento o reconhecimento dos dirigentes e também de familiares por suas participações e conquistas. 

 Para o Guri

Outro momento emocionante foi, também, a homenagem dedicada ao venâncio-airense Gabriel Ferreira, por meio de video. Ele que conquistou o crachá de 3º Guri Farroupilha do RS, durante o 29º Entrevero Cultural de Peões, realizado em São Sebastião do Caí, entre os dias 6 e 8. Mas além de ser homenageado, o jovem teve o seu primeiro compromisso, na noite, compartilhando conhecimentos, confira:

Foto: Divulgação / Folha do MateGabriel Ferreira teve o primeiro compromisso regional com palestra sobre o chimarrão, durante projeto de Verônika Machado
Gabriel Ferreira teve o primeiro compromisso regional com palestra sobre o chimarrão, durante projeto de Verônika Machado

Primeira Ação 'CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha' 

Gabriel foi convidado pelo departamento cultural a palestrar sobre o tema '#Vem pro mate, importância e objetivos da campanha'. O tema que foi sorteado pelo jovem no concurso, contemplou na noite, o projeto iniciado por Veronika Machado, 1ª Prenda Juvenil do CTG Pagos de São Rafael, de Cruzeiro do Sul, mesmo local que o Encontro de Patrões e a palestra ocorreram.  




 Ainda, a palestra contribuiu para relatório que será enviado ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) relacionado a atividades do Departamento Jovem Central do MTG, segundo a integrante do Departamento Jovem - 3ª Inter-regional, Marina Mayer, divulgado pelo departamento central: 

 *Semana da Paz:

* Para a semana da paz de 2017, tendo em vista o tema anual que está voltado para o ano de 1947, buscamos promover um resgate de aspectos, como rodas de mate, chimarrões festivos, publicação de artigos, dentre outros. O assunto pode ser voltado para os feitos farrapos até a assinatura de paz, podendo ser feitos saraus, tertúlias contando e expondo coisas que fizeram até 1947, neste caso, que remeta a Paz de Ponche Verde e que integre os jovens. Buscamos mostrar que devemos comemorar a paz e não somente a guerra, com isso, solicitamos as entidades e Regiões Tradicionalistas, que promovam essa ação para após enviar-nos um artigo - "#JovemPelaPaz") e ao final, um relatório. Essas tertúlias, chimarrões, saraus... podem ser realizados em praça pública ou na entidade, trazer música de raiz, poesias, lendas, causos, contos, trova e outras formas de expressão cultural, tudo isso com o objetivo de integrar as pessoas em confraternização pela paz e pela cultura gaúcha.

 

 

Comentários


PERFIL

Beatriz Colombelli


De telefonista/recepcionista, supervisora de escola infantil, mãe de Prenda, Patroa de entidade tradicionalista, palestrante e avaliadora de concursos de prendas e peões, à Colunista no 'Cultura Gaúcha', lá se vão mais de 20 anos. Desde agosto de 2011, integra a equipe do Jornal Folha do Mate, como revisora e futura jornalista, pois nos bancos acadêmicos busca o sonho de infância.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
ÚLTIMOS POSTS