Espírito natalino unifica culturas na terra do Chimarrão

por: Beatriz Colombelli
Data: 18/12/2016 | 23:29

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do Matexx
O colorido das luzes de Natal enfeitam a praça Coronel Thomaz Pereira, no centro de Venâncio Aires e atrai os olhares de adultos e crianças. No chimarródromo, a cuia reflete o verde da erva-mate, enquanto no palco, em frente à matriz São Sebastião Mártir, a diversidade cultural dá um show, presenteando a comunidade venâncio-airense, que prestigia a todas as apresentações.

O 1º Cena Cultural, em Venâncio Aires,  trouxe na noite de sábado, 17, músicos, orquestra, coral, vozes em meio às mágicas que prenderam os olhares da plateia. Ela pediu pediu 'bis'. Entre as belas apresentações esteve o Conjunto Vocal do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta, terceiro lugar no Enart. O grupo contou, ainda, na noite, com novos integrantes do projeto de canto, liderado por Marla Oliveira. Lisany Freitag, Rosangêla Aquino, além de integrantes das invernadas artísticas, que começam a participar das aulas já deram uma 'palhinha', na apresentação. Músicas gaúchescas e natalinas fizeram parte do repertório.

Ainda, na noite, os pequenos dançarinos do grupo alemão G.D.F. Grüner Jäger VolkstanzGruppe, de Linha Marechal Floriano, deram um show à parte, no qual Rafaela Sterz, integrante da Invernada Pré-Mirim, do Chaleira Preta, também participa.

Na noite de domingo,a cultura germânica através do grupo Die Schwalben, com suas performances levadas além fronteiras, neste ano, encantou o público que também teve oportunidade de assistir aos integrantes do Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo. Por meio de declamação, com o Guri Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista, Gabriel Ferreira, e danças tradicionais, a invernada adulta brindou a comunidade venâncio-airense. O rock e a cultura hip hop, também se uniram às manifestações culturais.

Enquanto isso, o Bom Velhinho, a Caravana Luzes de Natal e os passeios de 'Dindinnho' e gastronomia, uniram as famílias em torno do espírito natalino, na Capital do Chimarrão, neste fim de semana. Mas ainda tem mais. Vale a pena conferir a programação, durante esta semana. 


Rafaela Sterz (E), integra a Invernada Pré-Mirim do CTG Chaleira Preta
Rafaela Sterz (E), integra a Invernada Pré-Mirim do CTG Chaleira Preta

 

Conjunto Vocal do CTG Chaleira Preta reforça o projeto de canto com novos integrantes

  Integrantes do CPF Terra de Um Povo participaram no domingo, à noite

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

 

 

Comentários


PERFIL

Beatriz Colombelli


De telefonista/recepcionista, supervisora de escola infantil, mãe de Prenda, Patroa de entidade tradicionalista, palestrante e avaliadora de concursos de prendas e peões, à Colunista no 'Cultura Gaúcha', lá se vão mais de 20 anos. Desde agosto de 2011, integra a equipe do Jornal Folha do Mate, como revisora e futura jornalista, pois nos bancos acadêmicos busca o sonho de infância.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
ÚLTIMOS POSTS