Folha no Ar Terra

Na Fenachim: Sarau da Poesia e Rodeio Artístico

por: Beatriz Colombelli
Data: 12/04/2019 | 08:59

A Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que ocorre de 1º a 5 e 9 a 12 de maio, terá na programação, nos dois domingos, eventos na área tradicionalista, além dos shows. Poesia e danças tradicionais, vão movimentar o Parque do Chimarrão, nos dias 5 e 12, com apresentações nas cinco categorias: infantil, mirim, juvenil, adulta e veterana/xirú.

Os eventos têm apoio da comissão organizadora da Fenachim. À frente da programação cultural, o coordenador Diego Teotônio Goethel. Ele ao lado do presidente do Sarau, Eagro Müller e comissão do evento; do presidente da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), Dalmo Inácio Mayer, responsável pelo rodeio artístico, já aguardam os tradicionalistas para dar ainda mais sabor à festa com Sabor de Rio Grande.

SARAU
Com homenagem ao venâncio-airense, declamador Romeu Weber, ocorre no domingo, 5, o 1º Sarau da Poesia Gaúcha. A realização é do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta. Idealizado por Eagro Müller, integrante da entidade, o evento reconhece a trajetória do declamador, que iniciou a caminhada, a partir de "quadrinhas de São João", na escola Frida Reckziegel, de Palanque, e mais tarde na Escola Wolfram Metzler.

Foto: Divulgação Uma das avaliadoras, Andrea Eloi, homenageado Romeu Weber, idealizador Eagro Müller e Clédio Staub, no lançamento do Sarau, dia 9, na sede do CTG Chaleira Preta
Uma das avaliadoras, Andrea Eloi; homenageado Romeu Weber; idealizador Eagro Müller e Clédio Staub, no lançamento do Sarau, dia 9, na sede do CTG Chaleira Preta. Evento vai ocorrer no dia 5 de maio, na Fenachim

No CTG Erva-Mate, entidade de que fala com muito 'apreço', ele ganhou os palcos também com as danças tradicionais. Mas foi por meio da poesia que Romeu Weber, radicado em Osório, desde setembro de 1982, é reconhecido Brasil afora. Inúmeras premiações e homenagens, em âmbito estadual e internacional, na arte declamatória, integram seu currículo.

INFORMAÇÕES
Quer ficar bem informado? Então acesse o regulamento na página do evento, no facebook e faça sua inscrição pelo e-mail saraudapoesiagaucha@gmail.com, ou informações pelo WhatsApp (51) 98583-0570

RODEIO ARTÍSTICO
Realizado pela ATVA, o III Rodeio Artístico da Fenachim será no dia 12 de maio, Dia das Mães. As apresentações vão ocorrer no Palco Super Lenz, a partir das 8h. O evento tem o apoio das entidades associadas da Capital do Chimarrão, e 24ª Região Tradicionalista, com apoio máster da comissão organizadora da Fenachim. O regulamento poderá ser encontrado no blog Cultura Gaúcha, no site da Folha do Mate.

INSCRIÇÕES
A partir desta segunda-feira, 15, até o dia do evento, através do e-mail rodeioartisticoatva@gmail.com


 

TCHÊ APROCHEGA!

Sábado, 13 - 34º Fandango da Prenda Jovem, em Encantado. Realização da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT) e Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi. Anfitriã do baile de debutantes à moda gaúcha, a 1ª Prenda Juvenil da 24ª RT, Cristini Zilio (foto).

- Desde quinta-feira, 11, até domingo, 14 - Festa Campeira do PTG Regalo Campeiro, no Parque Municipal do Chimarrão. Modalidades para toda a família estarão à disposição dos laçadores. Patrão Jhonatan Funari e demais integrantes da entidade convidam a comunidade para prestigiar as competições.

- Domingo, 14 - 'Mulher gaúcha - 70 anos de inclusão no tradicionalismo gaúcho organizado, suas conquistas e participações, será tema do Seminário, no CTG Lenço Branco. Realização da 1ª Prenda Sabrina Maggioni que recebe a 1ª Prenda do RS, Jéssica Thaís Herrera e a historiadora Angelita da Rosa para abordar o tema. Início às 14h30min. Encerramento às 17h, com chá comunitário.

- Domingo, 14 - A partir das 18h, começa um curso de danças gaúchas de salão, no salão da comunidade Nossa Senhora de Lourdes, de Vila Estância Nova. Na instrução, os professores Sabrina Maggioni e Fernando Steffen, credenciados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho. O curso é gratuíto.

 

 

Comentários


PERFIL

Beatriz Colombelli


De telefonista/recepcionista, supervisora de escola infantil, mãe de Prenda, Patroa de entidade tradicionalista, palestrante e avaliadora de concursos de prendas e peões, à Colunista no 'Cultura Gaúcha', lá se vão mais de 20 anos. Desde agosto de 2011, integra a equipe do Jornal Folha do Mate, como revisora e futura jornalista, pois nos bancos acadêmicos busca o sonho de infância.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
ÚLTIMOS POSTS