Março se aprochega com agenda lotada

por: Beatriz Colombelli
Data: 01/03/2019 | 15:36

Embora para os tradicionalistas, de janeiro a janeiro as atividades sejam constantes, é a partir do mês de março que o tempo começa a ser cronometrado com mais intensidade. Nos galpões as agendas para o ano já estão definidas e os compromissos socioculturais, artísticos e campeiros passam a exigir mais dos patrões e patroas.

É nesta hora também que integrantes começam a fincar pé nos objetivos da entidade, ou 'dar no pé', buscando outros horizontes. E, assim, os caminhos da tradição gaúcha vão cumprindo as suas trajetórias, unindo gerações.

Neste espaço vamos trazendo as programações e envolvimento das nossas entidades venâncio-airenses, da 24ª Região Tradicionalista e os eventos em âmbito estadual. Estarei de férias, por 15 dias, mas por aqui, segue o baile!

Sexta-feira, 1º, à noite - 1ª Ação do CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha: realização gestão de Prendas 2018/19 do CTG Erva-Mate, com a temática "Mulheres Gaúchas". Parque Municipal do Chimarrão.

Sexta-feira, 8 - Encontro das Eternas Prendas da 24ª RT: realização da gestão regional 2018/19. À frente da organização, a 1ª Prenda Marina Mayer e a 2ª Prenda Cinthia Goettens. Recepção no CTG Rincão das Coxilhas, em Teutônia.

Sábado, 9 - 32º Seminário Estadual de Prendas: na cidade de Giruá, com o tema "Inclusão social". À frente do evento a 1ª Prenda do RS, representante da 24ª RT, Jéssica Thaís Herrera e sua gestão.

Domingo, 10 - 1º Festival de Assados: Promoção do CTG Chaleira Preta, na sede em Linha Bem Feita.

De 14 a 17- Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), e 20º Seminário Cultural Campeiro: Promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho e 23ª RT, em Xangri-lá.

Dias 15, 16 e 17 - 52º Rodeio Crioulo Estadual: na pista de rodeios, Parque Municipal do Chimarrão. Realização CTG Erva-Mate. Sábado, 16, fandango no Galpão Morada Velha, integra as programações.

Domingo, 17 - Costelão Gaúcho: no Galpão Morada Velha, realização do Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição. À tarde, 2ª Ação do CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha, realizado pela gestão de prendas da entidade. Haverá certificado.

Foto: Marina Mayer / Divulgaçãoxxx
'Dez laçadores selecionados'; Conselheiro da Região, Flávio Antonio Rodrigues, coordenadora Luce Carmen da Rosa Meyer, vice-coordenador Airton Kuhn e o capataz campeiro da Região, Clécio Schwerzer
FESTA CAMPEIRA DO RS

Na 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), tudo acertado. Laçadores participaram da seletiva, no último fim de semana, em Arroio do Meio, quando foram anunciados os classificados para a Festa Campeira do RS (Fecars), que ocorre em Xangri-lá. O espaço para o acampamento está demarcado, segundo a coordenadora Luce Carmen da Rosa Mayer. A partir de agora, a contagem é regressiva para os representantes da Região, que vão se juntar aos campeões dos campeões, entre os dias 14 e 17 de março.

MIGUEL  E TIO NECO

 

Miguel Kanemberg - Piquete Machry
Foto: Marina Mayer / DivulgaçãoXX
Representando a Capital do Chimarrão, quem retorna à Fecars, neste ano, será Nelson Dornelles, na modalidade Vaqueano, na foto ao lado do vice-coordenador Vanderlei Kuhn. Tio Neco, como é conhecido, leva o nome do Piquete Sinuelo de Tropa, do patrão Amaro Dilmar Santiago, o Mano Santiago.

O jovem Miguel Kanenberg, do Piquete Machry, do patrão Mairon Machry, também estará no páreo. A sorte puxou o venâncio-airense para integrar a equipe dos 'dez laçadores', da 24ª RT. Para defender a força da mulher gaúcha integra a equipe, a prenda Poliana Hergemöller do PQT Arno Markus, de Paverama.

Seleção dos 10 laçadores
Roberto Bagatini - PQT Invernada de Guapos,
Jeferson Luiz Klein - CTG Querência Westfaliana
Alan Antônio da Silva Coutinho- PQT Arno Markus
Gabriel Luciano Schneider - CTG Espora Nativa
Luciano Rafael Gisch - CTG Pagos de São Rafael
Poliana Hergemöller - PQT Arno Markus
Solano Scheren Alcará - CTG Sinuelo da Amizade
Rafael da Silva - PQT Recanto do Costão
Marcos Dalprá - GAN Anita Garibaldi
Miguel Kanenberg Markmann - PQT Machry, Venâncio Aires

Modalidades
Laço Pai e Filho: Bryan Bolkenhagen e Rafael Bolkenhagen - CTG Querência Westfaliana
Laço : Marcos Dalprá - GAN Anita Garibaldi
Laço Patrão: César Luis Beneduzi- CTG Capitão Ribeiro
Laço Piá: Alan Antônio da Silva Coutinho - PQT Arno Markus; Bryan Muriel Bolkenhagen - CTG Querência Westfaliana
Laço Guri: Gabriel Luciano Schneider- CTG Espora Nativa; Eduardo Piffer- CTG Sinuelo da Amizade
Laço Irmão: Davi e Augusto Beneduzi- CTG Capitão Ribeiro
Laço Vaqueano: Nelson Dornelles - PQT Sinuelo de Tropa - Venâncio Aires
Laço Veterano: Roberval Eberarth- PQT Morro Santo
Laço Prenda: Poliana Hergemöller- PQT Arno Markus; Luciane da Silva- PQT Arno Markus
Laço Geração: Família Soletti - PQT Morro Santo
Rédea Peão: Eduardo Luís Rohr - PQT Invernada de Guapos
Rédea Prenda: Luciane da Silva- PQT Arno Markus
Vaca Parada Piazito: Bruno Arthur Pletsch- PQT Arno Markus
Vaca Parada Piá: Matheus da Silva- PQT Arno Markus
Vaca Parada Bonequinha: Cristhiny Horszczarvk Schweizer - CTG Tropilha Farrapa
Vaca Parada Prendinha: Isabella Motta - PQT Querência do Sul

 

Comentários


PERFIL

Beatriz Colombelli


De telefonista/recepcionista, supervisora de escola infantil, mãe de Prenda, Patroa de entidade tradicionalista, palestrante e avaliadora de concursos de prendas e peões, à Colunista no 'Cultura Gaúcha', lá se vão mais de 20 anos. Desde agosto de 2011, integra a equipe do Jornal Folha do Mate, como revisora e futura jornalista, pois nos bancos acadêmicos busca o sonho de infância.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
ÚLTIMOS POSTS