Mãos que se unem há 36 anos na 24ª RT

por: Beatriz Colombelli
Data: 08/03/2019 | 08:30

No dia Internacional da Mulher volta-se aos anos de 1983/84, quando Veranice Bianchini, do Centro de Tradição Gaúcha Giuseppe Garibaldi, de Encantado, recebia a faixa de 1ª prenda da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT).

Hoje, vamos falar delas: as "Eternas Prendas Regionais". Estas gurias que deixaram seus legados na história, independentemente, do número conquistado na faixa. Algumas com mais afinco, outras dentro de suas possibilidades, porém cada uma das 253 prendas, nas respectivas categorias, têm as memórias registradas nas páginas que compõem o histórico cultural da Região, ao longo destes anos.

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do Matexx
Gestão de Prendas 2018/19, da 24ª Região Tradicionalista, serão as anfitriãs do Encontro das 'Eternas Prendas

HOMENAGEM
Nesta sexta-feira, 8 de março, a partir das 19h30min, mais uma vez todas serão lembradas no "Encontro das Eternas Prendas da 24ª RT", realizado pela gestão 2018/19. Entre as anfitriãs, seis venâncio-airenses.

Além de homenagear àquelas que contribuíram com a história, as atuais prendas realizam a 2ª Ação do CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha. O encontro ocorre em Teutônia, no Centro de Tradição Gaúcha Rincão das Coxilhas, com palestra da 2ª Prenda do Rio Grande do Sul, 2017/18, Carolina Reolon Scariot, com a temática "Valorização da Prenda".

INICIATIVAS
Em 14 de maio de 1994, a então gestão de prendas regionais liderada pela 1ª prenda, Claudia Scheeren (hoje, Claudia Camilo), representante do CTG Bento Gonçalves, de Lajeado - entidade mais antiga da Região, fundada em 12 de julho de 1954 - realizou o primeiro evento denominado "Fandango dos Fandangos".

As atividades ocorreram durante todo o dia com apresentações artísticas, palestra, chá de confraternização com apresentação das prendas regionais que antecederam a gestão, jantar e culminando com fandango e homenagens às gestões que desfilaram com suas faixas.

xx
Claudia Camilo e Jéssica Thaís Herrera, durante o Encontro em 2018, em Lajeado

A segunda edição teve a iniciativa de Joice Trentini (gestão 2006/07), durante o Seminário da Tradição Gaúcha realizado na Univates, em lajeado. Na oportunidade, além das prendas homenageadas, esteve presente o primeiro coordenador da 24ª RT, doutor Jorge Moreira, que em uma roda de conversa abrilhantou as atividades, muito bem idealizadas pela anfitriã. 

Foto: Arquivo pessoal / arquivo pessoalxx
Joice Trentini (quarta da esquerda), com participantes do Encontro durante o 'Seminário da Tradição Gaúcha'

Em 2018, Jéssica Thaís Herrera, enquanto 1ª Prenda Regional - atual 1ª Prenda do Rio Grande do Sul - retomou as homenagens e resgatou a nominata de todas as gestões. O encontro foi realizado no CTG Tropilha Farrapa, em Lajeado, com a participação de um grande número de prendas, que puderam reencontrar amigas e reviver momentos significativos de suas trajetórias.

ETERNAS PRENDAS
As gurias de ontem, hoje mulheres que desempenham seus papéis à frente de inúmeras funções, espalhadas pelo Rio Grande afora, serão novamente evidenciadas nesta noite,

Parabéns, jovens da gestão 2018/19, por não deixar que este legado se apague!

Gestão 2018/19 - anfitriãs do Encontro
 1ª prenda: Marina Mayer - CTG Erva-Mate, Venâncio Aires
 2ª prenda: Cinthia Goettens - CTG Querência do Arroio do Meio, Arroio do Meio
 1ª prenda juvenil: Cristina Zilio - GAN Anita Garibaldi, Encantado
 2ª prenda juvenil: Aisha Crecencio - CTG Tropilha Farrapa, Lajeado
 3ª prenda juvenil: Anita Rempel Fontaine - CTG Querência do Arroio do Meio, Arroio do Meio
 Primeiras prendas mirim: Ana Julia dos Santos - CTG Erva-Mate, Venâncio Aires e Isabela Wiebusch Camara - CTG Rincão das Coxilhas, Teutônia
 3ª prenda mirim: Amanda de Oliveira Fagundes - CTG Chaleira Preta, Venâncio Aires
 Prenda simpatia: Stéfany Carolina Schneider - CTG Querência do Arroio do Meio, Arroio do Meio
 1ª Prenda pré-mirim: Ana Carolina Storch Haupt - CTG Erva-Mate, Venâncio Aires
 2ª prenda pré-mirim: Livia Dewes Fernandes - CTG Chaleira Preta, Venâncio Aires
 3ª prenda pré-mirim: Larissa de Oliveira Frantz - DTG Piazito da Tradição, Venâncio Aires
 Veterana, Luciana Cechin, Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi, de Encantado

 

Comentários


PERFIL

Beatriz Colombelli


De telefonista/recepcionista, supervisora de escola infantil, mãe de Prenda, Patroa de entidade tradicionalista, palestrante e avaliadora de concursos de prendas e peões, à Colunista no 'Cultura Gaúcha', lá se vão mais de 20 anos. Desde agosto de 2011, integra a equipe do Jornal Folha do Mate, como revisora e futura jornalista, pois nos bancos acadêmicos busca o sonho de infância.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
ÚLTIMOS POSTS