Folha no Ar Terra

O desafio de uma madrinha com 19 afilhados

por: Beatriz Colombelli
Data: 20/06/2018 | 09:00

Fotos: Arquivo pessoal / DivulgaçãoManoela Carvalho será a madrinha da gestão 2018/19, da 24ª Região Tradicionalista
Manoela Carvalho será a madrinha da gestão 2018/19, da 24ª Região Tradicionalista

Se um afilhado é motivo de felicidade, imagina-se multiplicar por 19? Pois este sentimento está sendo vivenciado por Manoela Carvalho (a Manú), 27 anos, desde o dia 2 de setembro de 2017, quando recebeu o convite para ser madrinha da gestão de Prendas e Peões da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), gestão 2018/19.

Neste sábado, 23, é chegada a hora de Manú receber os 19 afilhados que dão início às provas da 49ª Ciranda Cultural de Prendas e o 31º Entrevero Cultural de Peões. Evento que ocorrerá no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropilha Farrapa, em Lajeado. Entidade sede da atual 1ª Prenda da 24ª RT, e 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Jéssica Thaís Herrera. É lá, que ao lado da coordenadora da Região, Luce Carmen da Rosa Mayer, a atual gestão se despede, nesta sexta-feira, 22, e dá-se início à expectativa para o novo prendado.O concurso segue no sábado, 30, com o resultado final. 

Para a filha de Milton e Maria Inês Carvalho, irmã da Milene, que nasceu em iraí e desde os cinco anos, adotou Venâncio Aires como sua terra, o maior desafio de ser madrinha da gestão de Prendas e Peões da 24ª RT, é dar seguimento 'a um trabalho tão bonito e bem feito que vem sendo desenvolvido em nossa Região', destaca.

Manú, que tem mais de dez anos de caminhada tradicionalista e já acompanhou muitos concorrentes em suas preparações para concursos internos, regionais e estaduais, destaca que criou laços de amizade e carinho com cada um deles e suas famílias que levará para a vida inteira. E, nesta gestão, o trabalho se torna, ainda, mais importante para ela.

'Quero trabalhar junto com meus afilhados na busca de seus sonhos, que a partir de agora se tornam meus também, sempre visando o crescimento do Movimento Tradicionalista Gaúcho e a evolução deles enquanto crianças e jovens capazes de transformar a sociedade em que vivemos em um lugar melhor', afirma.

Acadêmica de Relações Públicas na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Manoela Carvalho é aluna do Curso Técnico em Comunicação Visual da Univates, e colabora, voluntariamente, na criação de material gráfico (artes visuais) para a 24ª RT, sua entidade e os eventos de Prendas e Peões. Agregada das falas do CTG Chaleira Preta, ela também integra o grupo de avaliadores de Concurso de Prendas e Peões da 24ª RT, e é Voluntária da Liga Jovem de Combate ao Câncer de Venâncio Aires.


 Conte-nos um pouco de tua trajetória tradicionalista:

'Minha vida tradicionalista começou quando estava na barriga da minha mãe, na cidade de Irai. Ainda bebê, em função do trabalho de meu pai, nos mudamos para Encruzilhada do Sul. Lá sempre acompanhei minha família em todos os eventos e, principalmente, nos bailes da Semana Farroupilha. Minha mãe conta que eu aprendi a dançar olhando as filmagens da minha irmã dançando. Temos até hoje guardada uma fita que estou dançando sozinha na frente do conjunto antes mesmo do baile começar.
Em 1996 nos mudamos para em Venâncio Aires e continuei acompanhado meus pais nas atividades do CTG. Em 2007, recebi o convite para dançar na Invernada Adulta do CPF Terra de Um Povo. Foram dois anos muito especiais, nos quais conquistei amigos que levo para a vida. Durante esse período também tive contato com os primeiros eventos culturais. Passei por outras entidades após isso, e desde 2015 participo do CTG Chaleira Preta.

xx
Fale sobre tua experiência junto aos concorrentes:

O último concurso regional foi mais intenso, pois acompanhei sete concorrentes e com muito trabalho e dedicação, trouxemos sete títulos regionais. Criamos uma relação tão forte que continuei acompanhando eles durante a gestão regional, me aproximando ainda mais dos outros integrantes do grupo. No dia 2 de setembro, durante o baile do CTG Chaleira Preta, fui surpreendida com o convite para ser Madrinha da Gestão de Prendas e Peões da 24ª RT 2018/2019. Uma mistura de sentimentos toma conta da minha vida desde aquele momento. Ganhei 19 novos afilhados e a oportunidade de trilhar um lindo caminho ao lado deles.

Foto: Arquivo Pessoal / Divulgaçãoxx
Outubro rosa
xx
 Representantes venâncio-airenses que integraram a gestão 2017/18
 

Ciranda e Entrevero Cultural têm 19 concorrentes

por: Beatriz Colombelli
Data: 15/06/2018 | 07:00

Fotos: Arquivo pessoal / DivulgaçãoAnna Carolina Storch Haup, Livia Dewes Fernandes e Larissa de Oliveira Frantz, são as concorrentes na categoria pré-mirim

Concorrentes à gestão 2018/19

Categoria Pré-mirim (E)

Anna Carolina Storch Haupt - 7 anos - CTG Erva Mate - Venâncio Aires
Pais: Adair Luis Haupt e Arlete Olga Storch Haupt


Lívia Dewes Fernandes - 7 anos - CTG Chaleira Preta - Venâncio Aires.
Pais: Ricardo Fernandes e Kelen Dewes

Larissa de Oliveira Frantz - 6 anos - DTG Piazito da Tradição - Venâncio Aires.
Pais:Cristiane Correia de Oliveira e Vanderlei Jair Frantz


 Nos dias 23 e 30, a 24ª Região Tradicionalista (24ª RT) realiza a 49ª Ciranda Cultural de Prendas e o 31º Entrevero Cultural de Peões. A etapa regional terá 19 concorrentes nas categorias, pré-mirim, mirim, juvenil, adulta, piá, guri e peão, e ocorrerá no Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Tropilha Farrapa, em Lajeado. A entidade é sede da 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Jéssica Thaís Herrera, que representou a Região na fase estadual, em maio, e agora repassa o cargo regional a sua sucessora, na categoria adulta.

A programação se inicia na sexta-feira, 22, à noite, com a despedida da atual gestão e montagem da Mostra Folclórica, por parte das prendas, que será avaliada no sábado, pela manhã. Também, no sábado, piás, guri e peão realizam as provas campeiras. No dia 30, os concorrentes realizam as provas escrita e artística e à noite, a coordenadoria recebe a nova gestão durante fandango oficial, a partir da divulgação dos resultados.

As provas são emitidas pelo departamento de concursos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para as 30 RTs, e avaliadas por comissão designada pela instituição.


 Categoria Piá

xx

Aderson Ariel Schuh Debald - 10 anos - CTG Erva Mate - Venancio Aires
Pais Ederson Joel Debald e Marilane Maria Schuh


xx

Gabriel Bersch Schmidt - 11 anos - CTG Querência do Arroio do Meio - Arroio do Meio

Pais: Jorge Orlando Schmidt e Rosa de Lima Reckziegel Bersch


 Categoria Guri

xx

Erick Nathan Erthal - 16 anos CTG Querência do Arroio do Meio
Pais: Marines Beatriz Erthal e Erni Antônio Erthal


Categoria Peão

xx

Daniel Artur Rauber,19 anos CTG Bento Gonçalves de Lajeado.
Pais: Salete Maria Cassulli e Dirceu Antônio Rauber


Categoria Mirim

xx

Amanda de Oliveira Fagundes - 10 anos - CTG Chaleira Preta - Venâncio Aires
Pais: Jorge Armando Fagundes e Dejanira Giovanas De Oliveira


xx

Ana Julia dos Santos - 11 anos - CTG Erva Mate - Venâncio Aires

Pais: Silvio dos Santos e Juliana dos Santos


xx

Isabela Wiebusch Camara - 10 anos - CTG Rincão das Coxilhas - Teutônia

Pais: Bruno Camara e Fernanda Wiebusch Camara Stefany Caroline Schneider


xx

Stéfany Caroline Schneider, 12 anos - CTG Querência do Arroio do Meio - Arroio do Meio

Pais: Juliane Stumm e Fabiano Schneider


Categoria Juvenil

x

Anita Glória Rempel Fontana - 15 anos - CTG Querência do Arroio do Meio - Arroio do Meio
Pais: Claudete Rempel e Daniel Fontana


xx

Aisha Francine Crecencio - 16 anos - CTG Tropilha Farrapa - Lajeado
Pais: Valdecir Leandro Crecencio e Marcia Crecencio


zz

Bruna Hickmann - 16 anos - DTG Piazito da Tradição - Venâncio Aires

Pais: Márcia Hinterholz Hickmann e Blásio Joici Hickmann


xx

Cristini Zilio - 14 anos - GAN Anita Garibaldi -Encantado
Pais: Adair Zilio e Marlei Eleda Santos


xx

Daiane Janes, 13 anos  - CTG Raízes do Sul - Lajeado 
Pais: Irma Datsch Janes e Sadi Janes


zz

Iasmim Seibert Haas - 16 anos - CTG Chaleira Preta - Venâncio Aires

Pais: Laura Seibert Haas e Paulo Afonso Haas


 Categoria adulta

xx

Cinthia Goettens - 20 anos CTG Querência do Arroio do Meio - Arroio do Meio.
Pais: Miria Kolmann Goettens e Lorival Goettens


 

Foto: Alvaro Pegoraro - Folha do Mate
x

Marina Mayer - 18 anos CTG Erva-Mate - Venâncio Aires

Pais: Dalmo Inácio Mayer e Luce Carmen da Rosa Mayer


 



 

 

 

 

Espaço cultural recebe últimos detalhes para inauguração

por: Beatriz Colombelli
Data: 12/06/2018 | 16:19

 

Foto: Beatriz Colombelli / Arquivo FMxx


O Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Erva-Mate entregará, oficialmente, aos associados no domingo, 24, com início às 14h30min, o 'Espaço Cultural, anexo à sede Pousada do Capão, no Parque Municipal do Chimarrão.

Iniciado em 12 de novembro de 2015, por meio de um projeto do 1º Piá Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Arthur Correa Teixeira, com apoio dos pais, patronagem e comunidade, o sonho do Piá torna-se realidade

O espaço presta homenagem ao folclorista, poeta, historiador e apresentador Antonio Augusto Fagundes - o Nico Fagundes - que faleceu no dia 24 de junho de 2015, por isso a data escolhida por Ana Fagundes (viúva de Nico Fagundes), para a inauguração.

Os convites para a solenidade serão entregues a partir de segunda-feira, segundo Vanderlei Teixeira, pai do hoje 2º Piá da 24ª RT, Arthur Teixeira. Na programação, Teixeira adianta que haverá Missa Crioula com o padre Ruben Natal Dotto, de Santa Maria, e a presença da família Fagundes.

 

 
Páginas:
12345...Próximo
PERFIL

Beatriz Colombelli


De telefonista/recepcionista, supervisora de escola infantil, mãe de Prenda, Patroa de entidade tradicionalista, palestrante e avaliadora de concursos de prendas e peões, à Colunista no 'Cultura Gaúcha', lá se vão mais de 20 anos. Desde agosto de 2011, integra a equipe do Jornal Folha do Mate, como revisora e futura jornalista, pois nos bancos acadêmicos busca o sonho de infância.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
ÚLTIMOS POSTS