Folha no Ar Terra

Venâncio e Capitão se destacam na Fecars

por: Beatriz Colombelli
Data: 24/03/2017 | 07:00

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateEduardo Makiel Martini - PQT Cavaleiros da Estrada
Eduardo Makiel Martini (Badiquinho) - PQT Cavaleiros da Estrada - Venâncio Aires

Dias de realizações para laçadores que alcançaram destaque na Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), ocorreu entre os dias 16 e 19, em Rolante. Entre estes, dois jovens da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT): o venâncio-airense Eduardo Makiel Martini, 14 anos, que representou o PQT Cavaleiros da Estrada, e o capitanense Davi Zambiasi Beneduzi, 14 anos, representante do CTG Capitão Rodrigo, de Capitão. Eles se sagraram campeões na modalidade de Laço Guri/Dupla, que compreende a idade entre 12 e 14 anos.




"Badiquinho", como é conhecido no meio tradicionalista, estudante da Escola Benno Breunig, o guri integra o Cavaleiros da Estrada, do bairro Santa Tecla, onde mora. Ele conta que iniciou as atividades campeiras aos 6 anos e, desde então, não parou mais, sempre representando a sua entidade.

O primeiro troféu ele destaca que conquistou, ainda, aos seis anos, em Vale Verde. Continuar lançando e ser médico veterinário está entre seus planos para o futuro.

Na casa dos avós Lauri e Teresinha Martini, com quem mora desde "bebezito", os troféus fazem parte da decoração, pois o guri já coleciona 70 ao todo. Mas, do primeiro 'a gente nunca esquece'. E foi o de campeão da Fecars que "Badiquinho" segurava com orgulho, durante nossa prosa. A vó Teresinha acrescenta: 'Ele é um menino de ouro'. 


 


Foto: arquivo particular / Folha do Mate
Davi Zambiasi Beneduzi - CTG Capitão Ribeiro
Davi Zambiasi Beneduzi - CTG Capitão Ribeiro - Capitão

Aos 14 anos, o laço nas mãos do guri já lhe rendeu mais de 120 troféus. Também pudera, ele conta que começou as atividades campeiras aos 3 anos, na modalidade da Vaca Parada.

Estudante do 1º Ano do Ensino Médio, o filho de Tatiana Zambiasi Beneduzi e do ex-prefeito de Capitão, César Luís Beneduzi, que também representou a 24ª Região Tradicionalista no Laço Autoridade, no ano passado, já participou de cinco Fecars.

Entretanto, desta vez o guri deixou seu nome marcado entre os campeões da 29ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul. Profissionalmente, ele ainda não tem bem claro qual carreira seguir, mas nas pistas de laço os desafios continuam. 




 

Foto: Arquivo Particular / Folha do MateCampeões Laço Guri/Duplas: Eduardo Martini e Davi Beneduzi, entre Fabiano Souza e Vanderlei Kuhn, da 24ª Região Tradicionalista
Campeões Laço Guri/Duplas: Eduardo Martini e Davi Beneduzi, entre Fabiano Souza e Vanderlei Kuhn, da 24ª Região Tradicionalista
 

Faltam 15 dias: Entrevero Cultural de Peões

por: Beatriz Colombelli
Data: 22/03/2017 | 16:34

Foto: Arquivo pessoal / Folha do MateGabriel será o representante da 24ª RT no Entrevero Cultural de Peões. Ao lado da 1ª Prenda  Carolina Scariot ele participou do Seminário da Cultura Campeira, em Rolante
Gabriel representará a 24ª RT no Entrevero Cultural de Peões. Ao lado da 1ª Prenda Carolina Scariot ele participou do Seminário da Cultura Campeira, em Rolante

Venâncio Aires estará entre os municípios do Rio Grande do Sul que vão ter representantes no 29º Entrevero Cultural de Peões, Guris e Piás, que se realizará entre os dias 6 e 8 de abril, no Centro de Tradições Gaúchas Lauro Rodrigues, em São Sebastião do Caí.

Guri Farroupilha da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT) Gabriel Ferreira, integrante do Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo, será o concorrente. Por motivos particulares, o Peão Farrroupilha da 24ª RT, João Antonio Freytag, do CTG Chaleira Preta não participa do concurso.

No município do atual Peão Farroupilho do RS, Diego de Azevedo Andrade, o evento é promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e reúne jovens das 30 Regiões Tradicionalistas, nas suas respectivas categorias. Prova escrita, oral, artística e campeira fazem parte do certame, além de comprovação sobre 'Vivência Tradicionalista', comprovada em relatório para inscrição dos candidatos.

O jovem Gabriel participou no último sábado do Seminário da Cultura Campeira, paralelo à Fecars, realizado em Rolante. Ao lado dele, outros representantes da 24ª RT, acompanhados da coordenadora artística-cultural Luce Carmen Mayer e da 1ª Prenda, Carolina Reolon Scariot, que também será representante regional, na Ciranda Cultural de Prendas, no mês de maio.

 

"Jardim das Flores" é tema do Sarau

por: Beatriz Colombelli
Data: 21/03/2017 | 17:02

Foto: Arquivo Pessoal / Folha do MateBruna Thaís Heinen será anfitriã do 33ª Prenda Jovem
Bruna Thaís Heinen será anfitriã do 33º Fandango da Prenda Jovem

Faltam trinta e um dias para a Sociedade União Boa Vista (Seubv), de Mato Leitão, receber o 33º Fandango da Prenda Jovem, mas os preparativos já estão bem adiantados pelos organizadores.

A promoção que ocorre na noite de 22 de abril, é uma realização do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata e 24ª Região Tradicionalista (24ª RT). Nesta edição, a anfitriã será a 3ª Prenda Juvenil da 24ª RT, Bruna Thaís Heinen, que receberá meninas entre 13 e 17 anos que serão apresentadas à sociedade tradicionalista durante o 'debut de prendas' à moda gaúcha.

A recepção às debutantes se inicia às 19h, com confraternização entre as participantes, revelação de amigo secreto e ensaio coreográfico, terá seu ponto alto com a apresentação das jovens por seus pares de honra e pais durante o fandango. Elas ainda serão recebidas pelo casal padrinho do evento, prefeito Carlos Alberto Bohn [patrão de honra da entidade] e a primeira-dama, Vera Bohn.

Informações e inscrições com:
Patrão Renato Dameda: 99669-6299 / 3ª Prenda Juvenil - Bruna Heinen: 99320-8098
Coordenadora artistica-cultural - 24ª RT: Luce Carmen Mayer : 99973-7695
 Reservas de Mesas: Alexandre Alf 99287-7586 (watsApp), ou 99585-9548



 



 

 

 

 
 
 
Páginas:
12345...Próximo
PERFIL

Beatriz Colombelli


De telefonista/recepcionista, supervisora de escola infantil, mãe de Prenda, Patroa de entidade tradicionalista, palestrante e avaliadora de concursos de prendas e peões, à Colunista no 'Cultura Gaúcha', lá se vão mais de 20 anos. Desde agosto de 2011, integra a equipe do Jornal Folha do Mate, como revisora e futura jornalista, pois nos bancos acadêmicos busca o sonho de infância.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
ÚLTIMOS POSTS