Fique de olho: Entrevero e Ciranda vêm aí

por: Beatriz Colombelli
Data: 22/02/2017 | 16:18

  

Foto: Luana Andrade / Folha do Matexxx

A partir de hoje, este logotipo que foi criado pela colega publicitária Luana de Andrade, para a Coluna Cultura Gaúcha da Folha do Mate, é mais uma ferramenta que tem por objetivo oferecer aos leitores da coluna - no impresso às sextas-feiras - e, a partir desta,  o blog homônimo, um canal que promova a interação com prendas e peões de todas as faixas etárias, relacionando dicas, as mais diversas. Português, história, geografia, penteados, cabelo, maquiagem, gastronomia e tantas outras riquezas existente na nossa cultura gaúcha. 

Além da produção, por esta colunista, dos materiais através de pesquisas, as contribuição são bem-vindas. Pois, #juntossomosmaisfortes. Tens algum dado para contribuir?  mande para beatriz@folhadomate.com.br, assinado, com a fonte de pesquisa e créditos de foto, que o #BAITA DICA estará divulgando, dentro dos assuntos propostos.


 
PRIMEIRA DICA
Segundo a Tese de Manoelito Carlos Savaris: (aprovada no 65º Congresso Tradicionalista Gaúcho realizado de 13 a 15 de janeiro, no CTG Laço Velho, em Bento Gonçalves): "O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) tem suas origens remotas, ainda, no século XIX. As primeiras iniciativas não alcançaram abrangência significativas e nem se consolidaram como um 'movimento' coordenado e com objetivos tão claros e definidos que pudessem criar raízes sólidas no meio social."
 
   
Há 119 anos foi criado o Grêmio Gaúcho de Porto Alegre, sob a liderança de João Cezimbra Jacques, o Patrono do Tradicionalismo Gaúcho. 
 
- Há 119 anos (atrás)
- Há e atrás indicam passado na frase. Portanto, use apenas há 119 anos anos - ou - 119 anos atrás.
 
Com a aproximação do Entrevero e Ciranda Cultural de Prendas, fique de olho na oratória e na redação
 
 

#Vempromate

por: Beatriz Colombelli
Data: 20/02/2017 | 15:35

Foto: Marcus Tatsch / Imagens Gaúchas / Folha do MateMTG lança terceira edição do #vempromate
MTG lança terceira edição do #vempromate

Por AI/MTG

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairioly Antunes Callegaro, confirmou a realização do #vempromate em 2017. A iniciativa, anual, teve inicio em 2015, alusivo ao Dia do Chimarrão, comemorado em 24 de abril.

Com apoio de diversas entidades tradicionalistas, o evento é realizado online e offline. Nas mídias sociais, os internautas são convidados a postarem fotografias ou vídeos mateando. Nas edições anteriores, as mídias preferidas foram Facebook, Twitter e Instagran. Offline as pessoas se encontram, no dia 24 de abril, para comemorar a data, seja num parque, em casa, ou ainda nas entidades tradicionalistas.

Um dos diferenciais do evento, segundo o presidente da entidade, é a forte mobilização de todo o público gaúcho, de coração ou de nascimento, e não apenas tradicionalista, frequentador de CTG.

'O chimarrão é patrimônio de todos nós, símbolo da amizade, da hospitalidade, e o #vempromate a cada ano se fortalece no calendário oficial de eventos do MTG', afirma.

Mais novidades sobre a edição deste ano serão divulgadas em breve.

 

(Fonte: Sandra Veroneze)

 

Prendas Regionais realizam 3ª Ação

por: Beatriz Colombelli
Data: 17/02/2017 | 18:59

Foto: Divulgação / Folha do MateCamila, Caroline, Bruna: Prendas da 24ª Região Tradicionalista na reta final dos projetos e ações
Camila, Caroline, Bruna: Prendas da 24ª Região Tradicionalista na reta final dos projetos e ações
"Resgatando o valor e o trabalho dos departamentos da entidades"

 Com esta temática, a gestão de prendas regionais da 24ª Região Tradicionalista: 1ª Prenda, Caroline Reolon Scariot; 1ª Mirim, Camila Reolon Scariot e a 3ª Juvenil, Bruna Heinen, realizam a 3ª Ação do Projeto 'CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha'. O evento será realizado no dia 28, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropilha Farrapa, de Lajeado.

Elas que vão representar a Região na Ciranda Cultural de Prendas - fase estadual - no mês de maio, iniciaram seus projetos, ainda no ano passado e seguem a caminhada com as ações, segundo as diretrizes do Movimento Tradicionalista Gaúcho, para o concurso.

Foto: Reprodução / Folha do Matexx
xx
 
Páginas:
12345...Próximo
PERFIL

Beatriz Colombelli


De telefonista/recepcionista, supervisora de escola infantil, mãe de Prenda, Patroa de entidade tradicionalista, palestrante e avaliadora de concursos de prendas e peões, à Colunista no 'Cultura Gaúcha', lá se vão mais de 20 anos. Desde agosto de 2011, integra a equipe do Jornal Folha do Mate, como revisora e futura jornalista, pois nos bancos acadêmicos busca o sonho de infância.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
ÚLTIMOS POSTS