Folha no Ar Terra

Vice-diretor artístico do MTG é anunciado

por: Beatriz Colombelli
Data: 15/02/2019 | 14:49

Na manhã de quinta-feira, 14, o cruzaltense Valmir  Böhmer foi anunciado o novo vice-presidente artìstico do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O seu nome,  divulgado pelo presidente do MTG Nairioli Antunes Callegaro, será apresentado em reunião do Conselho Diretor, no dia 9 de março, conforme regem o estatuto e o regulamento do MTG. Böhmer vai assumir a função exercida por Rodrigo de Moura, em 2018, e renunciou ao cargo por motivos pessoais e profissionais.

Foto: Divulgação xx
xxValmir Böhmer

 

FILOSOFIA DE TRABALHO

Respeito aos tradicionalistas, para com as entidades, para com os valores pelos quais se é tradicionalista, para com as normas e convenções promulgadas que norteiam o movimento, pelas gerações passadas que fizeram do movimento referência mundial, pelas gerações futuras que herdarão e darão continuidade.

META PARA 2019

Na função de vice-presidente artístico, tem como meta dar continuidade ao trabalho exercido pelos antecessores, buscando aprimorar a execução das funções, atuando para que o movimento seja cada vez mais inclusivo, sem perder sua autenticidade.

SAIBA MAIS

1980 - Iniciou no Movimento Tradicionalista quando foi morar na cidade de Santa Maria - 13ª RT

1998 e 1999 - Membro da delegação que representou o Rio Grande do Sul no Festival da Pátria Gaúcha, realizado na província de Taquarembó - República Orienta do Uruguai, e em 2013 - Foi o diretor responsável da delegação

2013 - Foi diretor responsável pela delegação que representou o Rio Grande do Sul no 'Encuentro de Canto y Danza Latinoamericana 2013', realizado no município de Mina Clavero, Província de Córdoba na Argentina.

2009 a 2012 - Diretor Artístico do CPF Piá do Sul e também acumulou o cargo de Capataz-Geral nos anos de 2011/2012

2013/14 - Patrão do CPF Piá do Sul

2011/14 - 2017/18 - Assessor jurídico na 13ª RT

2014 - recebeu a Comenda João de Barro

2017/18 - Diretor artístico da 13ª RT

2019/20 - Conselheiro do MTG

Títulos - Em sua trajetória, acumula diversos na modalidade danças tradicionais representando o Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul

Pretendo viabilizar e oportunizar que os tradicionalistas exerçam suas atividades, enaltecendo e irradiando nossa cultura com total observância aos princípios tradicionalistas estabelecidos através dos diplomas legais que regem o Movimento.' Valmir Böhmer - vice-presidente artístico do MTG

(Divulgação: Sandra Veroneze - assessora de imprensa MTG)
 

Evento foi sucesso, diz Sabrina

por: Beatriz Colombelli
Data: 14/02/2019 | 14:57

A 1ª Ação do 'CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha', realizada por Sabrina Maggioni - 1ª Prenda - do Centro de Tradição Gaúcha Lenço Branco, ocorreu no dia 9, na sede da Entidade, em Cerro dos Bois.

Fotos: Arquivo pessoalSabrina Maggioni realiza Ação de seu prendado
1ª Prenda do CTG Lenço Branco, Sabrina Maggioni realiza Ação de seu prendado, na entidade

'Prosa Cultural e Roda de Mate', foi a temática. A prosa, mediada pela promotora, contou com a participação da coordenadora da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Luce Carmen da Rosa Mayer, o coordenador cultural da Região, Jéferson Valente; da entidade, o patrão da entidade, Jonas Heinen e capataz artístico cultural Fernando Steffen, Toni Rodrigo de Freitas e Marco Antonio da Silva (capataz e vice-capataz campeiro, respectivamente).

Sabrina destaca que o evento foi um sucesso. "Foi uma noite linda, intensa e muito conteúdo, falando sobre departamentos, sobre suas histórias dentro do CTG, projetos e ações que desejam fazer", acrescenta. Ela destaca as presenças de representantes do prendado regional (24ª RT), CTG Chaleira Preta e Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição. A anfitriã também, destaca e agradece a presença de integrantes da entidade e da comunidade. Evento teve a participação de 150 convidados.  

xx
Diretor Cultural da 24ª RT (ao microfone) participou da roda de conversa ao lado da coordenadora Luce Carmen da Rosa Mayer (esquerda), e demais convidados

Foi uma noite linda e emocionante pra mim"

Sabrina Maggioni - 1ª Prenda do CTG Lenço Branco

 

Diretoria de Eventos do MTG tem novo titular

por: Assessoria de Imprensa
Data: 13/02/2019 | 17:37

O tradicionalista Fabiano Vencato assumiu a Diretoria de Eventos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O setor é responsável pela promoção dos eventos oficiais da instituição, como Festa Campeira do Rio Gande do Sul (Fecars), Entrevero Cultural de Peões, Ciranda Estadual de Prendas, Acendimento da Chama Crioula, Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, Festival de Danças Gaúchas (Fegandan) e Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), do Rio Grande do Sul.

Foto: Divulgação / DivulgaçãoFabiano Vencato
Fabiano Vencato estará à frente de grandes eventos do Movimento Tradicionalistaq Gaúcho

Vencato, que também é coordenador da 12ª Região Tradicionalista, participa do tradicionalismo gaúcho desde 1992. Em sua trajetória, acumula experiência como Diretor do Departamento Jovem, Diretor Cultural, Peão Farroupilha e Diretor Artístico da Região. Acumula também experiências como avaliador de diversos concursos regionais e patrão do CPCG Gerciliano Alves de Oliveira. Vencato também é autor do tema dos Festejos Farroupilhas de 2015: "O campeirismo gaúcho e sua importância cultural e social".

Para 2019, Vencato pretende trabalhar fortemente na padronização dos eventos, fazendo com que as dificuldades e problemas sejam sanados antes da realização. Algumas atividades pontuais serão o auxílio às Regiões Tradicionalistas na estruturação de seus eventos e auxílio às vice-presidências do MTG.

'Pretendo desenvolver um trabalho colaborativo. Queremos aumentar o número de voluntários nos eventos do MTG, qualificar equipe, e estruturar a Diretoria, proporcionando que os trabalhos sejam realizados com antecedência e a colaboração de todos', afirma.

O cargo é voluntário.

 
Páginas:
12345...Próximo
PERFIL

Beatriz Colombelli


De telefonista/recepcionista, supervisora de escola infantil, mãe de Prenda, Patroa de entidade tradicionalista, palestrante e avaliadora de concursos de prendas e peões, à Colunista no 'Cultura Gaúcha', lá se vão mais de 20 anos. Desde agosto de 2011, integra a equipe do Jornal Folha do Mate, como revisora e futura jornalista, pois nos bancos acadêmicos busca o sonho de infância.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
ÚLTIMOS POSTS