Folha no Ar Terra

Muffins de abobrinha sem glúten

por: Beatriz Colombelli
Data: 09/09/2017 | 08:00

Foto: Arquivo pessoal / Folha do matexx

A cada receita publicada existe uma preocupação com as pessoas que têm restrição a algum ingrediente nela contida. Por isso, sempre alertamos que na dúvida procurem orientação de um profissional. Afinal, quem tem intolerância ao glúten, por exemplo, precisa tomar todos os cuidado no preparo de suas receitas.

Mas nesta edição, ainda, em homenagem ao Dia da Nutricionista, comemorado no dia 31 de agosto, trazemos um receita especial, àquelas que têm restrição.

Quem nos enviou a receita do "muffins de abobrinha sem glúten" foi a nutricionista, Nádia Jacobsen. Ela que é Especialista em Nutrição Clínica e Especialista em Geriatria e Gerontologia, também, gentilmente, nos respondeu algumas dúvidas sobre a doença e cuidados.

Segundo a profissional, pessoas que têm intolerância permanente ao glúten tem a doença celíaca (reação imunológica ao glúten) e precisam ter uma dieta isenta da substância, por toda vida. Mas nem por isso vão deixar de se alimentar com qualidade. Basta que busquem orientação sobre receitas que são superdeliciosas.

Nádia explica que não tem idade para que se a intolerância se manifeste. Havendo suspeita clínica são feitos exames e a partir da comprovação é que se começa a dieta. A nutricionista acrescenta que "virou moda" cortar pães, bolachas e bolos, com a função de perder peso, porém isto não significa que o glúten seja o responsável.

Agradecemos a colaboração da profissional, bem como a receita, que certamente será de grande valia para quem tem restrição. E, também, um prato que poderá entrar em nosso cardápio.

A todos os leitores, mais uma semana de setembro, "recheada" de saúde e paz. Retornaremos no próximo sábado, queira Deus!

Ingredientes
-5 ovos batidos
- 2 xícaras de abobrinha refogada (pode ser adicionado cebola, alho, tempero verde)
- 1/3 xícara de queijo ralado
- 2 colheres de requeijão light
- 1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo

Misture o requeijão, o queijo ralado junto aos ovos e bata mais um pouco até ficar homogêneo
Adicione a abobrinha e o fermento
Disponha em forminhas para cupcakes ou para pão de queijo
Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos ou até dourar
Ao servir, polvilhe com queijo ralado e tempero verde

 

 

Comentários


PERFIL

Beatriz Colombelli


Os caminhos foram muitos. De Telefonista/Recepcionista a Secretaria Executiva a Supervisora de Escola Infantil. Há dez anos é colunista da coluna 'Cultura Gaúcha', na Folha do Mate. Desde agosto de 2011, ocupa a função de revisora. No espaço do Cozinhando com a Folha, mais um desafio desde o ano passado.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
    ÚLTIMOS POSTS