Pão italiano rústico

por: Beatriz Colombelli
Data: 22/07/2017 | 14:32

Foto: arquivo pessoal / Beatriz Colombellixx

Pelos caminhos encontramos pessoas que de alguma forma deixam marcas em nossa vida. Pode ser por um gesto, uma palavra, um abraço, ou um simples aperto de mão. Algumas passam e se vão, seguindo a caminhada. Outras, no vai e vem da trajetória, voltam a cruzar nossos caminhos por alguma razão. Destes reencontros quase sempre nasce uma amizade que se fortalece e resulta em momentos especiais, mesmo à distância. Afinal, amigos são amigos, longe ou perto.

Em homenagem ao Dia do Amigo comemorado na quinta-feira, 20, a receita do 'pão italiano rústico', vem diretamente de São Paulo. É lá que mora, atualmente, a amiga Sandra Veroneze. Ela que é jornalista, escritora, editora e filósofa clínica, é assessora de imprensa do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Por conta destas andanças, os contatos profissionais foram ocorrendo e - daí - a amizade que se fortaleceu.

Origem italiana
Sandra que tem suas raízes em Verona, Norte da Itália, de onde famílias vieram para o Brasil e se instalaram em Nova Bréscia, é natural de Arroio do Meio. Ela se autodefine como 'uma renascentista perdida no tempo.' E nem poderia ser diferente. De origem italiana, o pensamento remete a nomes consagrados de artistas renascentistas como Michelangelo e Leonardo da Vinci, e no meio literário ela transforma as palavras em artes. Se por um lado o dom da escrita lhe torna feliz, na culinária encontra também momentos de muita satisfação, destacando que 'adora' a cozinha. Dentre as receitas que a amiga nos brindou escolhemos a de 'pão', por considerá-lo um símbolo que unificou povos e um dos alimentos mais antigos da humanidade, nascido há cerca de 12 mil anos, na Mesopotâmia, segundo a história.

Sandra conta que gosta de colocar a massa no forno elétrico, somente com a lâmpada acesa, coberto com um pano de prato. Após, prefere abri-la com um rolo de massa e enrolar como rocambole. 'Outra opção é o formato de bolinha, muito utilizado no inverno para as receitas de "sopa no pão', acrescenta.

Agradecemos a amiga Sandra por sua participação neste espaço. Por meio dela homenageamos aos amigos leitores pela passagem do Dia do Amigo.




 Ingredientes

- 500g de farinha
- 126 gramas de fermento natural
- 12 gramas de fermento biológico fresco
- 14 gramas de sal
- 200 ml de água

Modo de preparo: fermento natural
Com pelo menos 24 horas de antecedência, misture 100 gramas de farinha, 100 ml de água e quatro gramas de fermento biológico. Deixe descansar até o momento de fazer o pão. Nesse período, surgirão bolhas na mistura. Sempre que isso acontecer, acrescente um pouco de farinha e água na mesma quantia, misturando bem.

Modo de preparo do pão
Em uma tigela, misture a farinha e o sal; em outra, o fermento biológico e o fermento natural. Então despeje a farinha/sal sobre a mesa e abra uma fenda no meio (estilo vulcão)
No centro, adicione os fermentos e aos poucos também a água, até integrar todos os ingredientes e formar uma massa homogênea
Sove por 12 minutos. Após, deixe crescer por uma hora
Depois de uma hora, estruture o pão como preferir. '
Deixe crescer por mais uma hora. Então faça fendas (cortes paralelos ou em formato de X), com um estilete ou faca ou ainda bisturi 'eu uso estilete)
Pincele com um ovo (use também a clara, porque dará brilho)
Asse por 40 minutos a 180 graus se você quiser a casquinha macia ou a 200 graus se você quiser a casquinha dura (se for para a receita de sopa no pão, asse a 200 graus)

Dicas da Sandra
A água poderá ser substituída por cerveja
Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente
Experimente, com o pão ainda morninho, com algumas gotas de azeite de oliva

xx
xx
ixx
xxxx
xx
 

Comentários


PERFIL

Beatriz Colombelli


Os caminhos foram muitos. De Telefonista/Recepcionista a Secretaria Executiva a Supervisora de Escola Infantil. Há dez anos é colunista da coluna 'Cultura Gaúcha', na Folha do Mate. Desde agosto de 2011, ocupa a função de revisora. No espaço do Cozinhando com a Folha, mais um desafio desde o ano passado.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
    ÚLTIMOS POSTS