Folha no Ar Terra

Em homenagem aos avós

por: Beatriz Colombelli
Data: 04/07/2017 | 16:00

Foto: arquivo pessoal / Folha do MateJaqueline Henz credita o dom da culinária a seus avós
Jaqueline Henz lembra com carinho dos avós Schuh (in memoriam); e Henz - a eles credita o dom da culinária e o amor pela edução

 

O Dias dos Avós comemorado na quarta-feira, 26 de julho, apresentou na edição do último sábado a homenagem a eles. Homenagem que pode e deve ser todos os dia - o leitor concorda? Pois é deles que guardamos em nosso olfato e em nossos corações 'um aroma especial vindo da cozinha', com o cheirinho do fogão a lenha, ou do forno de pão. Mas acima de tudo, as boas lembranças e o aprendizado.

'Atenção, afeto e amor', são ingredientes que Jaqueline Henz, 39 anos, colaboradora desta edição, recorda com carinho dos avós Alfredo e Erna Schuh (in memoriam); e, Mário e Assilda Henz, a quem a Psicopedagoga atribui, também, a genética da culinária. Entre os dons culinários está a 'sopa de capellette', de sua criação. Natural de Venâncio Aires, Jaqueline morou por 31 anos em Mato Leitão. Desde 2009, ela reside na cidade da longevidade -Veranópolis - após passar em concurso público na área de Psicopedagogia.

Da cozinha dos avós
'O vô Schuh, já falecido, foi muito popular com seu 'pão de cada dia'. Não existe e não existirá mais pão de milho igual ao que ele fazia. A vó Schuh, também, falecida, fazia doces maravilhosos', afirma Jaqueline.

Por outro lado, ela conta que foi na cozinha da vó Henz que pôde fazer as primeiras tentativas e 'pilotar o fogão.' Aos poucos, acrescenta, que foi aperfeiçoando a habilidade enquanto os pais passavam o dia trabalhando fora. 'Assim fui aprendendo para poder ajudar dentro das minhas possibilidade'. No ramo da culinária, os pais sempre foram ligados. A família que já teve um restaurante em Venâncio Aires, também por cerca de 22 anos foi sócia-fundadora de uma pizzaria em Mato Leitão.

A todos os avós, a homenagem do Cozinhando com a Folha, agradecendo a participação da amiga Jaqueline Henz. Aos netos, lembrem-se: avós apreciam sem moderação muitos abraços e doses "sem medida" de carinho. Aos leitores, uma semana com saúde e paz. Retornaremos no próximo sábado, queira Deus!




 

Sopa de capellette

Ingredientes
- 1kg de tomate saldette
- 3 cebolas médias
- 4 dentes de alho
- 1 pimentão verde
- Pedacinhos de gengibre
- 2 colheres de sopa de amido
- Óleo e sal, pimenta do reino, noz-moscada a gosto
- Capellete

Complementos: temperos verde, queijo parmesão ralado e ovo cozido, a gosto.

Modo de preparo
Aqueça um fio de óleo na panela, acrescente a cebola cortada em cubos médios e deixe dourar levemente. Em seguida acrescente o alho, o tomate e o pimentão e deixe refogar bem. Tire do fogo e bata tudo no liquidificador com duas colheres de sopa de amido.
Em seguida coloque de volta na panela, acrescente água e deixe ferver por alguns minutos. Acrescente o capelette e deixe cozinhar.

"Pronto! É só servir, se deliciar, se aquecer e brindar com um bom vinho. Observo que esta sopa não é de origem italiana, é de minha invenção.' Jaqueline Henz.

Dica: fazendo o caldo mais consistente, fica uma delícia tomar a sopa, no pão para sopa, que se encontra em padarias.




 

 

 

Comentários


PERFIL

Beatriz Colombelli


Os caminhos foram muitos. De Telefonista/Recepcionista a Secretaria Executiva a Supervisora de Escola Infantil. Há dez anos é colunista da coluna 'Cultura Gaúcha', na Folha do Mate. Desde agosto de 2011, ocupa a função de revisora. No espaço do Cozinhando com a Folha, mais um desafio desde o ano passado.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
    ÚLTIMOS POSTS