Bolo integral de aveia e cacau

por:
Data: 23/12/2016 | 19:11

Foto: Divulgação / Folha do MateSinara Preuss preparou um
Sinara Preuss preparou um 'rocambole' especial de Natal

Mais uma vez é Natal! E que "doçura" a gente ter a alegria de comemorar com saúde, envolvidos na paz que emana desta data, onde os corações se abrandam, ao menos é o que se espera, a fim de vivermos com paz interior e qualidade de vida.

Em meio aos barulhos do mundo, há que se "adicionar" pitadas e pitadas de silêncio para se renovar as forças "no tempo determinado" e ter em nossas mãos uma "receita", bem particular, àquela que tenha o "sabor" da fé, da paciência e do entendimento. Ingredientes que ao se misturarem tornam um "prato cheio" de autoconhecimento e superação de nossas limitações.

Presente da Sinara
Hoje, o presente em forma de receita é muito especial. O "bolo integral de aveia e cacau", alusivo à data, foi preparado por nossa amiga Sinara Preuss. Ela que é nutricionista, ao longo do ano foi parceira nos concursos do Cozinhando com a Folha da Folha do Mate, nas comunidades do interior, junto com o projeto Folha Cidadania.
Sinara diz que por ser época de Natal resolveu fazer um rocambole com esta receita. 'Fiz a massa, coloquei em forma retangular untada e forrada com papel manteiga. Levei ao forno pré-aquecido. Após coloquei o bolo sobre um pano de prato. Molhei o bolo com leite e Nescau. Após coloquei o recheio e fui enrolando com o auxílio do pano de prato. Deixei enrolado no pano e levei um pouco ao freezer. Para decorar usei o próprio recheio de brigadeiro. Ela conta que fez duas receitas - uma para rechear e outra para a cobertura - onde usou cerejas e um pouco de açúcar. Acrescenta, também, que para decorar com o açúcar utilizou uma peneira.

Feliz Natal!
Aos nossos leitores, votos do Cozinhando com a Folha "recheado" de energias positivas, neste Natal, ao lado de familiares e amigos. Agradecemos a colaboração de Sinara, pela envio da deliciosa receita.
Que possamos nos encontrar no último dia do ano, com esperança e sabedoria para se iniciar uma nova caminhada. Em sintonia elevada, um feliz e abençoado Natal a todos.


 

INGREDIENTES
- 1 xícara de aveia
- 1 xícara de farinha integral
- 1 xícara de cacau
- 3 colheres (chá) de café
- ½ colher (chá) de canela
- 3 ovos
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1 xícara de leite desnatado
- 1 colher (sopa) de fermento químico

Modo de preparo
Misture os ingredientes sólidos (farinha integral, aveia, açúcar e cacau), depois acrescente as claras batidas em neve, as gemas e o leite
Bata até obter uma massa homogênea e, por último, misture o fermento
Coloque a massa em uma forma com furo (de aproximadamente 30 cm de diâmetro ou retangular para o rocambole) untada com manteiga e farinha integral
Asse em forno médio (230ºC)
Cobertura: Chocolate meio amargo derretido com duas colheres de creme de leite
Recheio de brigadeiro mole:
1 lata de leite condensado
1 colher de margarina
4 colheres de Nescau
2 colheres de creme de leite sem soro
Modo de preparo: Leve ao fogo o leite condensado com a margarina e o Nescau. Mexa até ficar homogêneo e após desligue o fogo e acrescente o creme de leite.

 

Comentários


PERFIL

Beatriz Colombelli


Os caminhos foram muitos. De Telefonista/Recepcionista a Secretaria Executiva a Supervisora de Escola Infantil. Há dez anos é colunista da coluna 'Cultura Gaúcha', na Folha do Mate. Desde agosto de 2011, ocupa a função de revisora. No espaço do Cozinhando com a Folha, mais um desafio desde o ano passado.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
    ÚLTIMOS POSTS