Torta do patrono

por: Beatriz Colombelli
Data: 06/10/2017 | 19:54

 

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateLibório Wilges, ao lado da esposa, Cleide, recebeu
Libório Wilges, ao lado da esposa, Cleide, recebeu grupo da ATVA com mesa farta, sobremesas e torta preparada por ele. 

Reunião de trabalho, a princípio. Mas como ninguém é de ferro uniu-se o útil ao agradável. Assim foi o encontro mensal dos integrantes da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), na terça-feira, 3, na casa do patrono dos Festejos Farroupilhas/2017, Libório Wilges, em Vila Estância Nova. Perfeito anfitrião, seu Libório ao lado da esposa, dona Cleide, a todos recebeu com sua simpatia e tranquilidade que lhe é peculiar.

 

Motivo da recepção? Ele fez questão de agendar o encontro mensal, em sua residência para agradecer a homenagem recebida como patrono. Segundo seu Libório, a confraternização também serviu para comemorar, antecipado, o seu aniversário de 70 anos, que completará no dia 9 de dezembro. Sabedor que no fim do ano, a agenda de todos fica superocupada, preferiu não perder esta oportunidade.

Na oportunidade, o patrono revelou à reportagem o número de visitas realizadas durante os festejos. Desde que foi escolhido para representar os tradicionalistas, ele realizou 51 visitas a solenidades, escolas, confraternizações de entidades tradicionalistas e também apresentando-se por meio da música, que é um dos seus dons.

Da música à cozinha
Por falar em dons - Não é que, além de compositor, músico e amante da cultura gaúcha, seu Libório Wilges é expert na cozinha e no prepraro de sobremesas, tortas e sucos naturais. Cardápio farto, acompanhada de uma variedade de sucos foi oferecida na noite. As sobremesas 'com auxilio da Cleide", faz questão de salientar. No entanto a torta foi preparada 'pelo patrono'.

Amigos contaram que esta torta é só mais uma, dentre as que ele já preparou para encontros de família. Mas que tal!. Em sua simplicidade, o patrono preferiu deixar o recheio a gosto porém nesta tinha creme de moranguinho, nozes, merengão, chocolate, e cobertura de chantilli, tudo na medida certa.

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do Matexxx
 

 

 

Concurso de sobremesas

por: Beatriz Colombelli
Data: 29/09/2017 | 19:36

Foto: Jaqueline Caríssimi / Folha do MateBárbaro dos Santos - 3ª Prenda Juvenil, apresentou a receita de
Bárbaro dos Santos - 3ª Prenda Juvenil, apresentou a receita de 'ambrosia de laranja'

O mês de setembro que neste sábado se despede deixa no ar sabores, cores, aromas e muitas lembranças gostosas. Com ele também chegaram receitas que remetem à culinária tradicional, preparadas em Passo do Sobrado para o IV Concurso de Sobremesas. Organizado pela secretaria municipal de Educação, Cultura e Desporto, que tem à frente a secretária Liziane Madsen Etges, o evento ocorreu no dia 18, durante a Semana Farroupilha, no município.

Dentre as receitas participantes e vencedoras, a "ambrosia de laranja" conquistou o segundo lugar. O prato foi apresentado pela 3ª Prenda Juvenil do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Gaudérios da Querência, Bárbara Santos, de Passo da Mangueira. Ela que participou pela primeira vez do concurso, tem sua entidade pertencente à 5ª Região Tradicionalista, do coordenador Luiz Vieira.
A Folha do Mate esteve representada pela coordenadora de Projetos, Jaqueline Caríssimi, que esteve acompanhada do colega Edemar Etges.

História da ambrosia
Na Mostra à comissão, além de apresentar o prato, Bárbara descreveu um pouco sobre a história da ambrosia. Segundo pesquisa da representante regional, a "ambrosia" é considerada o manjar dos deuses do Olimpo.
Bárbara conta que, de acordo com a pesquisa, o doce com divinal sabor, segundo a mitologia grega, era tão poderoso que se um ser mortal, a quem era vedado, a comesse, ganharia a imortalidade. Conta a história que quando os deuses ofereciam o doce a algum humano, este, ao experimentá-lo sentia uma sensação de extrema felicidade.

Origem
Segundo Bárbara, a ambrosia é uma sobremesa tradicional portuguesa. É também o mais antigo doce de Minas Gerais e muito popular no Rio Grande do Sul. A iguaria, muito apreciada, é feita à base de ovos batidos cozidos em leite adocicado e perfumado com baunilha. De acordo com a pesquisa, a origem é discutível, sendo citada como sendo Portugal, mas também a Espanha. No Brasil segue a dúvida: Minas Gerais ou Rio Grande do Sul, acrescenta Bárbara.

O Cozinhando com a Folha agradece às receitas e parabeniza às participantes.


 

Ambrosia de laranja

Ingredientes

- 3 xícaras cheias de açúcar
- 1 litro de leite
- 6 ovos
- 9 colheres (sopa) de suco de laranja

Modo de preparo
Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo
Bata as claras em neve, adicione o açúcar e logo após adicione as gemas, e coloque na panela
Logo após colocar as claras, o açúcar e as gemas, adicione o suco de laranja
Deixe cozinhar até empelotar, mexendo sem parar
Pare de mexer, reduza o foto e mantenha a fervura baixa por uma hora
Deixe esfriar e se delicie!


Bárbara Santos - 3ª Prenda Juvenil - CTG Gaudérios da Querência


 

 

Muffins de abobrinha sem glúten

por: Beatriz Colombelli
Data: 09/09/2017 | 08:00

Foto: Arquivo pessoal / Folha do matexx

A cada receita publicada existe uma preocupação com as pessoas que têm restrição a algum ingrediente nela contida. Por isso, sempre alertamos que na dúvida procurem orientação de um profissional. Afinal, quem tem intolerância ao glúten, por exemplo, precisa tomar todos os cuidado no preparo de suas receitas.

Mas nesta edição, ainda, em homenagem ao Dia da Nutricionista, comemorado no dia 31 de agosto, trazemos um receita especial, àquelas que têm restrição.

Quem nos enviou a receita do "muffins de abobrinha sem glúten" foi a nutricionista, Nádia Jacobsen. Ela que é Especialista em Nutrição Clínica e Especialista em Geriatria e Gerontologia, também, gentilmente, nos respondeu algumas dúvidas sobre a doença e cuidados.

Segundo a profissional, pessoas que têm intolerância permanente ao glúten tem a doença celíaca (reação imunológica ao glúten) e precisam ter uma dieta isenta da substância, por toda vida. Mas nem por isso vão deixar de se alimentar com qualidade. Basta que busquem orientação sobre receitas que são superdeliciosas.

Nádia explica que não tem idade para que se a intolerância se manifeste. Havendo suspeita clínica são feitos exames e a partir da comprovação é que se começa a dieta. A nutricionista acrescenta que "virou moda" cortar pães, bolachas e bolos, com a função de perder peso, porém isto não significa que o glúten seja o responsável.

Agradecemos a colaboração da profissional, bem como a receita, que certamente será de grande valia para quem tem restrição. E, também, um prato que poderá entrar em nosso cardápio.

A todos os leitores, mais uma semana de setembro, "recheada" de saúde e paz. Retornaremos no próximo sábado, queira Deus!

Ingredientes
-5 ovos batidos
- 2 xícaras de abobrinha refogada (pode ser adicionado cebola, alho, tempero verde)
- 1/3 xícara de queijo ralado
- 2 colheres de requeijão light
- 1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo

Misture o requeijão, o queijo ralado junto aos ovos e bata mais um pouco até ficar homogêneo
Adicione a abobrinha e o fermento
Disponha em forminhas para cupcakes ou para pão de queijo
Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 20 minutos ou até dourar
Ao servir, polvilhe com queijo ralado e tempero verde

 

 
Páginas:
12345...Próximo
PERFIL

Beatriz Colombelli


Os caminhos foram muitos. De Telefonista/Recepcionista a Secretaria Executiva a Supervisora de Escola Infantil. Há dez anos é colunista da coluna 'Cultura Gaúcha', na Folha do Mate. Desde agosto de 2011, ocupa a função de revisora. No espaço do Cozinhando com a Folha, mais um desafio desde o ano passado.

BUSCA
CATEGORIAS
LINKS ÚTEIS
    ÚLTIMOS POSTS